Regional 23.04.2025 11H07
Registo inédito das eleições de 1975 vai estar em exposição na Centésima Página
42 fotografias nunca antes publicadas das primeiras eleições livres em Portugal vão estar expostas na livraria bracarense a partir de quinta-feira. Um registo do neerlandês Erik Van de Belt.
Em 1975, um fotógrafo neerlandês de 19 anos apanhou boleia para Portugal com cerca de 30 filmes a preto e branco e registou, de norte a sul do país, as primeiras eleições livres no país. Foi há 50 anos que Erik Van de Belt passou três meses por cá. De regresso aos Países Baixos, revelou 90 fotografias e fez um esquema em 42 cartolinas, de 30 por 30 centímetros.
O resultado estará, a partir de quinta-feira, patente na livraria bracarense Centésima Página.
Paulo Sousa, coordenador da Comissão de Homenagem aos Democratas do Distrito de Braga, explica à RUM que Van de Belt esteve "sobretudo no centro e sul do país. Nessa altura, fez muitas fotografias e vídeos que nunca publicou. Agora, através de um contacto em Portugal, decidiu trazer a público essa exposição".
A cerimónia de abertura desta exposição, na quinta-feira às 18h00, conta com comentários do fotógrafo português Alfredo Cunha, autor do livro '25 de Abril de 1974, Quinta-feira'. Para Paulo Sousa, "a particularidade de o trazer também, com a experiência e comentário daquilo que viveu" é também "uma oportunidade para evocar as primeiras eleições livres e homenagear dois fotógrafos que registaram, para memória futura, esse grande momento da nossa fotografia".
As 42 páginas com registos inéditos de Erik Van de Belt podem ser visitadas na Livraria Centésima Página a partir de 24 de abril.