Regional 23.04.2025 14H56
RC 6 recebe mais de mil escuteiros de 5 a 8 de julho para 8.º ACANUC
Atividade escutista do Núcleo de Braga realiza-se de cinco em cinco anos.
Mais de mil escuteiros dos concelhos de Braga, Amares e Terras de Bouro vão participar no ACANUC, que decorre de 5 a 8 de julho, nas instalações do Regimento de Cavalaria n.º6.
Esta quarta-feira, na apresentação da atividade escutista do Núcleo de Braga, Baltazar Peixoto, coordenador do 8.º ACANUC, explica que o primeiro e o último dia de atividades serão vividos dentro do quartel. No dia 5, depois das montagens, haverá uma “cerimónia de abertura e uma Eucaristia” e, no último dia, será dedicado a “diversos jogos, com ligação ao RC6 que vão proporcionar alguns ateliers, e a uma grande festa”.
No domingo e na segunda-feira, as atividades foram programadas por secções, ou seja, por faixas etárias, realizada no exterior. “Os mais velhos, os pioneiros, saem logo no período da noite e vão dormir uma noite fora. Os mais pequeninos vão visitar as Sete Fontes e vão ter atividades também em Montariol”, adiantou o coordenador. Além disso, nesses dois dias decorre aquilo a que chamam “uma atividade típica, que é um jogo de cidade”. Nesta atividade, os escuteiros “vão andar pela cidade, principalmente pela freguesia de S. Victor e S. Vicente”. No programa consta ainda “um dia dedicado a atividades aquáticas, na Praia Fluvial de Adaúfe, Merelim São Pedro e Prado”.
Para o comandante do RC 6, coronel José Pedro Mataloto, esta “é uma oportunidade para o Regimento de Cavalaria Nº6 e o Exército poder mostrar quem é e o que faz”. “A nossa missão é passar também um pouco daquilo que são os nossos valores enquanto organização, das oportunidades de recrutamento, porque estes são jovens que pelo facto de estarem nos escuteiros já trazem consigo um conjunto de valores que se associam muito àquilo que é a nossa organização militar, como o trabalho em equipa, o respeito pela organização, pela hierarquia, os valores patrióticos e não podemos perder esta oportunidade”, reforçou.
O último ACANUC decorreu em 2013, tendo depois sido interrompida a sequência de cinco anos devido à pandemia da Covid-19. O Regimento de Cavalaria n.º6 prepara-se para receber, de 5 a 8 de julho, a 8.ª edição desta atividade escutista do Núcleo de Braga que se realiza de cinco em cinco anos.