ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Tiago Barquinha Gonçlaves/RUM
Tiago Barquinha

Desporto 10.05.2021 17H47

Rampa da Falperra recebe melhores pilotos mundiais de montanha

Escrito por Tiago Barquinha
Habitualmente destinado ao Campeonato Europeu de Montanha, o traçado terá de se adaptar para acolher o FIA Hill Climb Masters.

De 8 a 10 de outubro, a Rampa da Falperra será palco do FIA Hill Climb Masters. Adiado um ano por causa da pandemia, o evento acontece no recinto bracarense pela primeira vez.


A prova única de final de época, que tem o carimbo da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), realiza-se desde 2014, de dois em dois anos, e junta os melhores pilotos mundiais da categoria de montanha, vencedores de campeonatos nacionais e internacionais. 


Braga segue-se a Eschdorf, no Luxemburgo, Sternberk, na República Checa, e a Gubbio, em Itália, na competição que se divide entre classificação individual e coletiva, neste último caso num formato de Taça das Nações. 


Na cidade transalpina participaram cerca de 200 pilotos de 20 países. Em solo minhoto, de acordo com o presidente do Clube Automóvel do Minho (CAM), espera-se “uma maior predominância de pilotos estrangeiros do que portugueses”, ao contrário da etapa do Campeonato Europeu de Montanha, que costuma acontecer na Rampa da Falperra, mas que este ano decorreu em Boticas.


Outra alteração relaciona-se com o traçado. Rogério Peixoto explica que, tendo em conta as regras da competição, “o percurso terá de ser encurtado”. A distância habitual de 5,2 quilómetros necessita de ser diminuída até um máximo de 3,5. O líder do CAM considera que vai haver "um upgrade de espetacularidade”, garantindo “mais condições de conforto e de segurança para o espetadores”, com cinco setores de bancada, capazes de albergar entre 4 mil e 5 mil espetadores, e dez zonas para peão.



Rampa da Falperra fecha circuito anual de provas internacionais


A vertente de automobilismo de montanha, através do Campeonato da Europa, desde 1930, é a mais antiga a ser organizada pela FIA. Nesse sentido, Vincent Caro, secretário geral da organização internacional, releva a “grande tradição” associada a este tipo de prova, apesar de “não ser tão mediática como a Fórmula 1 ou o WRC”.


Pela primeira vez, Portugal vai acolher quatro provas sob a égide da Federação Internacional do Automóvel no mesmo ano. O FIA Hill Climb Masters, em Braga, fecha o calendário, depois da Formula 1, entre 30 de abril e 2 de maio, no Algarve, do Campeonato Europeu de Montanha, no último fim de semana, em Boticas, e da Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR), a 26 e 27 de junho, no Circuito do Estoril.


Para Ni Amorim, presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), “faltava uma prova de masters deste nível” em Portugal, prevendo, assim, “um impacto muito grande na economia da região”.


O protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal, o CAM, a FPAK e a FIA para a organização do Hill Climb Masters decorreu esta segunda-feira, no salão nobre dos Paços do Concelho. O edil Ricardo Rio garante que a autarquia está “empenhada em garantir todas as condições para que Braga continue a ser um espaço de referência a nível nacional e internacional”. 


“Braga é uma cidade amante do desporto automóvel e que, ao longo dos últimos anos, se habituou a receber grandes eventos desportivos”, acrescenta.

Deixa-nos uma mensagem