ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Tiago Barquinha Gonçalves/RUM
Tiago Barquinha

Regional 29.07.2020 19H49

"Queremos aproveitar os recursos da UE para dar um salto adicional na indústria"

Escrito por Tiago Barquinha
Em Guimarães, Pedro Siza Vieira enalteceu o trabalho desenvolvido pelo tecido empresarial em tempos de pandemia.

O ministro da Economia destaca a importância que os fundos provenientes da União Europeia poderão ter na indústria portuguesa. A convicção foi vincada esta quarta-feira numa visita à AMF Shoes, empresa do sector do calçado situada na União de Freguesias de Tabuadelo e São Faustino, em Guimarães.


“Fomento da inovação e do investimento na modernização, requalificação de recursos humanos, reforço da capacidade de contratação e intensificação do processo de internacionalização” são as prioridades do Governo para o tecido empresarial português.


Atendendo a que o país se “encontra agora numa fase mais adiantada do desenvolvimento da indústria”, o ministro garante que o executivo pretende ajudar o sector “a aumentar a sua cadeia de valor e a chegar a mercados mais competitivos”.


Para isso acontecer e “para dar um salto adicional nos próximos anos”, Pedro Siza Vieira refere que é necessário “aproveitar os recursos da União Europeia”, provenientes do fundo de recuperação económico e do quadro financeiro plurianual.


Devido à pandemia, várias empresas tiveram de se reinventar, como aconteceu com a AMF Shoes, que opera habitualmente no sector do calçado, mas que começou a produzir máscaras. De acordo com Pedro Siza Vieira, a capacidade de superação do tecido económico tem sido "admirável".

 

"Todos reconhecemos o esforço que tem sido feito pelos empresários e a sua capacidade de resistência. Num tempo em que as pessoas ficam em casa e não compram, é difícil manter as empresas de portas abertas", acrescenta.

Deixa-nos uma mensagem