ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Liliana Oliveira

Cultura 24.05.2024 15H03

Obra de António da Costa apresentada este sábado nos Congregados

Escrito por Liliana Oliveira
Simpósio internacional decorre das 11h00 às 19h00 e é organizado pelo Centro de Estudos Humanísticos da UMinho

As obras do compositor e violinista português António da Costa vão ser apresentadas, este sábado, no edifício dos Congregados da Universidade do Minho, em Braga.


O simpósio decorre das 11h00 às 19h00 e é organizado pelo Centro de Estudos Humanísticos da UMinho, com o apoio do INESC TEC. As palestras cabem a Elisa Lessa, José Nuno Oliveira, Miguel Simões (todos da UMinho), Licínio Carneiro (Instituto Português de Sto. António em Roma), Mariateresa Dellaborra (Conservatório Giuseppe Verdi, Itália), Rodrigo Teodoro Paula (CESEM/Universidade de Évora), Vanda Anastácio (Universidade de Lisboa) e Inês Thomas Almeida (Universidade Nova de Lisboa).


A música original deste portuense é quase desconhecida, mas recentemente os docentes e alunos da UMinho transcreveram obras suas na WikiScore, a "wikipédia de partituras" que há anos criaram para o mundo. A UMinho pondera também criar um grupo de investigação sobre aquele abade, que privou com artistas e elites em Roma, Veneza (Itália), Paris (França) e Viena (Áustria), na aura cultural do século XVIII.


As obras em estreia pública são “Dueto para dois violinos”, às 11h20, por Miguel Simões e Matilde Araújo; e “Trio sonata para três violinos”, às 18h30, pela Camerata de Cordas da UMinho e Miguel Simões, num concerto pontuado ainda por peças dos compositores Christoph Gluck, Giuseppe Tartini e Georg Wagenseil, com quem António da Costa privou.

Deixa-nos uma mensagem