ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Academia 24.02.2021 07H00

Nova sede da AAUMinho será uma realidade brevemente

Escrito por Vanessa Batista
Na última reunião do Conselho Geral da UMinho foi apresentado o estudo prévio do edifício.
Explicações do pró-reitor para a qualidade de vida e infraestruturas, Paulo Cruz.

false / 0:00

A nova sede da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) está cada vez mais perto de ser uma realidade. Na reunião do Conselho Geral, desta segunda-feira, foi apresentado o resultado do estudo prévio elaborado durante o mês de Fevereiro.


Recorde-se que a constituição do grupo de trabalho para a elaboração dos planos de arquitetura e engenharia foi criado em Maio de 2020.


A explicação sobre os avanços do dossiê ficou ao cargo do pró-reitor com o pelouro das infraestruturas na Universidade do Minho, o professor Paulo Cruz.


Segundo o responsável o estudo prévio está concluído, logo estão em condições de abordar empresas para proceder à elaboração do projeto na especialidade. Um processo com uma execução relativamente rápida. Segue-se a abertura de concurso para a construção da sede, no campus de Gualtar. Ultrapassadas as burocracias, Paulo Cruz acredita que seriam necessários entre "8 a 9 meses" para ter a nova casa da AAUMinho pronta.


De frisar que o objetivo é que a construção seja "faseada", visto que os recursos financeiros da AAUM não são infinitos. Deste modo, a prioridade será a construção do espaço administrativo da AAUMinho e as salas dedicadas aos grupos culturais. Valências que estão sediadas no edifício situado na Rua D. Pedro V, que está em avançado estado de degradação.


O edifício irá nascer no terreno entre o Instituto de Educação e o Complexo Pedagógico II, junto à Vivenda Sameiro. O bar da Associação Académica da Universidade do Minho ficará instalado na "Casa Agrícola".


Tal como a RUM já tinha avançado, existe a intenção de criar uma pequena zona comercial no local.


A nova sede vai contar com um auditório e um anfiteatro verde. Além disso está a ser ponderada a criação de um lago. O pró-reitor assegura que muitas das árvores na envolvente não serão afetadas pela construção.


O conselheiro e antigo dirigente da AAUMinho, Nuno Reis, apela a que seja dado um ritmo acelerado durante este período de pandemia. A intenção é que a nova sede da AAUMinho seja uma realidade "o mais brevemente possível".






Deixa-nos uma mensagem