Regional 29.11.2024 17H02
Museu na Confiança vai ser gerido pelo Município de Braga
Na apresentação do projeto, esta sexta-feira mais voltada para a valência de residência universitária, não foram revelados muitos pormenores sobre o museu.
O museu a criar no edifício principal da antiga Fábrica Confiança, na Rua Nova de Santa Cruz, na Freguesia de S. Victor, será gerido pelo Município de Braga. Ainda que a residência universitária vá ser gerida pelos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho, esta parte do edifício será da responsabilidade da autarquia sendo certo que abrirá portas em simultâneo.
Isso mesmo esclareceu esta sexta-feira o presidente da autarquia, Ricardo Rio, à margem da apresentação do projeto da residência universitária com capacidade para alojar quase 800 estudantes e que ficará concluída no primeiro trimestre de 2026. "É um projeto que vai ser desenvolvido com financiamento também, mas no âmbito do Portugal 2030. É uma valência que será gerida pelo município, portanto, haverá uma lógica de cogestão entre as valências de natureza mais cultural e social e aquilo que é a componente da residência que será gerida pela UMinho", esclareceu.
A antiga fábrica Confiança contará com um pequeno museu e uma loja da antiga saboaria que funcionou durante longos anos na Rua Nova de Santa Cruz. Só para esta valência será necessário cerca de 1 milhão de euros. A construção decorrerá em simultâneo com o novo edifício, com a conclusão apontada exatamente para a mesma data.