MarUMinho. Academia prepara projeto científico “forte” para financiamento da CCDR-N

A Universidade do Minho está a preparar um projeot científico “forte” em parceria com o Município de Esposende à manifestação de interesse para investimentos regionais em infraestruturas tecnológicas da CCDR-Norte. Recorde-se que o MarUMinho – Instituto Multidisciplinar de Ciência e Tecnologia Marinha da UMinho está a ser pensado para ocupar as antigas instalações da Estação Radionaval da Apúlia.
A manifestação de interesse para a seleção de prioridades de investimento regionais em infraestruturas tecnológicas prevê apoios para projetos infraestruturais para a criação, qualificação ou expansão de infraestruturas tecnológicas prioritárias para a implementação da Estratégia Regional de Especialização Inteligente do Norte 2021-27. O período para submissão das manifestações de interesse decorre até 30 de setembro.
À margem da inauguração da exposição itinerante sobre os 50 anos da instituição, na Póvoa de Varzim, o reitor Rui Vieira de Castro anunciou, aos microfones da RUM, que as duas entidades estão já a trabalhar para apresentar um projeto competitivo ao aviso da CCDR-N. “A UMinho vai aproveitar esta oportunidade para concorrer a financiamento. Este projeto já está mapeado na rede de infraestruturas da região norte”, refere.
De acordo com os dados avançados durante a apresentação do MarUMinho, é estimado que sejam necessários entre 12 a 15 milhões de euros para a construção do novo polo da UMinho, em Esposende. Um valor que, garante o reitor, não será arrecadado na totalidade através desta linha de financiamento, visto que se trata de um projeto “ambicioso”.
Está prevista a construção de dois novos edifícios: um com 4 mil metros quadrados e dois pisos onde irão nascer laboratórios; o segundo com metade da dimensão, estará direcionado para a incubação de empresas, spinoffs e startups ligadas à economia azul, indústria alimentar, energias renováveis, cosmética e farmacêutica, mas também nos têxteis ou design de produtos.
Município da Póvoa de Varzim poderá vir a fechar parceria com a UMinho
As ciências e tecnologias do mar são uma aposta forte da UMinho que, de acordo com o responsável máximo da instituição, poderá dar origem a uma nova parceria com o Município da Póvoa de Varzim. Esta é uma área em que a autarquia enfrenta um conjunto de desafios, que poderão beneficiar, no futuro, de conhecimento made in UMinho.
Do lado do Município da Póvoa de Varzim, o presidente Aires Pereira frisa que as parcerias entre a autarquia e a UMinho já existem a diferentes níveis, nomeadamente, na área do direito e da modernização administrativa.
