ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Tiago Barquinha

Academia 02.11.2022 18H30

Margarida Isaías candidata-se à presidência da AAUMinho

Escrito por Tiago Barquinha
Ocupa atualmente o cargo de presidente adjunta interna.
As declarações da estudante de Medicina.

false / 0:00

Margarida Isaías vai concorrer à presidência da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho). O anúncio foi feito, esta quarta-feira, à RUM, um dia depois de Duarte Lopes ter revelado que não será recandidato.


Na direção desde o final de 2019, a atual presidente adjunta interna considera ter “as ferramentas certas” para continuar o trajeto desenvolvido pela estrutura nos últimos anos. No seu entender, o cargo deve ser ocupado por “alguém que conhece a comunidade estudantil, com experiência associativa e que olhe para o que foi feito e para o que está por fazer e consiga ver um caminho a seguir”. 


Não escondendo que se trata de “uma lista de continuidade”, a sua equipa é composta por dez elementos da direção em funções, que “conseguem trazer a experiência de outros anos para os potenciais novos dirigentes, que vêm com uma energia renovada”. 


‘O amanhã é agora’ é o mote da candidatura encabeçada pela estudante do sexto ano de Medicina. “Agora, hoje, há questões que se tornaram ainda mais urgentes, dado o atual contexto económico adverso, resultado da elevada inflação”, explica a mensagem a transmitir, acrescentando que este cenário "agrava o subfinanciamento da Universidade do Minho e põe em causa a qualidade do ensino e o acesso e a frequência no Ensino Superior por parte de muitos colegas”.


Até ao momento, Cacilda Moura, no início dos anos 80, foi a única mulher presidente da AAUMinho. A candidata considera que há “um caminho a ser feito” em termos de paridade. Ainda assim, salienta que existem “mais mulheres no Ensino Superior e muitas estão em cargos de grande responsabilidade em núcleos, secções e delegações” da academia minhota. “Espero que, daqui a uns anos, uma mulher a presidente da AAUMinho não seja uma surpresa, nem motivo de conversa”, refere.


Neste momento, a lista de Margarida Isaías é a única candidata às eleições para os órgãos da associação. A data e os procedimentos relativos ao sufrágio vão ser conhecidos na próxima Reunião Geral de Alunos, agendada para segunda-feira, no Campus de Azurém.

Deixa-nos uma mensagem