ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Maria Carvalho

Academia 08.11.2024 17H04

Maria Gomes, Hugo Mendes, Rafael Simões e Manuel Gomes premiados na Gala do Desporto da UMinho

Escrito por Maria Carvalho
O secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, foi homenageado com o Galardão Prestígio pelo trabalho desenvolvido na área e na promoção do desporto universitário, nomeadamente na UMinho. 

A Universidade do Minho (UMinho) voltou a homenagear, esta quinta-feira, na 23.ª Gala do Desporto, os atletas e treinadores que mais se destacaram na última época desportiva. 


O galardão de treinador do ano foi entregue a Manuel Gomes da modalidade de kickboxing. É a segundo ano consecutivo que Manuel Gomes recebe o prémio. O treinador levou a estudante Sofia Oliveira ao campeonato europeu universitário de K1-60Kg e trouxe a medalha de ouro. Para além disso, acompanhou mais oito estudantes no seu caminho para campeões nacionais universitários em kickboxing.


O prémio de atleta masculino foi para o ginasta Hugo Mendes, estudante da Licenciatura em Engenharia Física. Na época 2023/2024, foi campeão nacional universitário de Ginástica Artística, nas vertentes de Barras Paralelas e Saltos. É também vice-campeão nacional em Solo e arrecadou 3 medalhas de bronze nos CNU's 2023/2024.


Já o galardão de atleta feminina foi atribuído a Maria Gomes, da canoeagem. A estudante da licenciatura em Economia, participou nos campeonatos mundiais universitários de K1 5000 e K4 500, tendo arrecadado o 5.º lugar em ambas as provas. A canoísta também foi campeã nacional universitária em K2 500.


A equipa do ano foi para o andebol masculino. No campeonato europeu universitário, a equipa ficou no 6.º lugar, e foram, também, campeões nacionais universitários.


O prémio percurso desportivo foi para Rafael Simões, da natação. O atleta do SC Braga, que terminou os seis anos de formação em Medicina, foi campeão nacional universitário na época passada em 200 metros estilos. 


Na época passada, 336 atletas renderam 77 medalhas


Em 2023/2024, foram 336 os atletas que representaram a academia nas atividades competitivas da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU). Uma participação que rendeu 77 medalhas em modalidades individuais e coletivas, 26 de ouro, 29 de prata e 22 de bronze. A estas, junta-se ainda uma medalha de ouro em campeonatos europeus universitários.


Na cerimónia, o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, salientou a aposta da academia na promoção do desporto universitário e destacou ainda a importância de unir o sucesso desportivo ao sucesso académico.


A Administradora dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM), destacou que "a promoção da atividade desportiva resulta em termos de capacitação dos nossos estudantes com importantes competências que não se adquirem em contexto de sala ou de aula ou de laboratório". 


Por sua vez, a presidente da AAUMinho, Margarida Isaías, aproveitou a ocasião para reforçar a necessidade de apoios ao restauro e atualização das infraestruturas desportivas da academia.

Deixa-nos uma mensagem