Lista A quer colocar abandono escolar no centro das preocupações do CG

A lista A encabeçada por Rui Oliveira, quer colocar o tema do abandono escolar no centro das preocupações do Conselho Geral nos próximos anos. Em entrevista à RUM, o recandidato a representante dos estudantes defende que para fazer face a esta problemática, muito agravada pela pandemia de covid-19, será premente reforçar a ação social, alojamento e diminuir as propinas. Além disso, Rui Oliveira alerta para a necessidade de refletir sobre a “qualidade letiva”.

A representar uma lista de “continuidade”, Rui Oliveira volta a frisar a necessidade da Universidade do Minho atualizar os seus modelos de ensino. Para isso considera “fulcral auscultar” os alunos através das Comissões de Curso e Conselhos Pedagógicos. 

“Não são só os quatros estudantes que representam os alunos no Conselho Geral que vão fazer a diferença. É preciso auscultar continuamente, pois quem não ausculta, hoje em dia, dificilmente vai conseguir a satisfação. É nestes órgãos (Conselhos Pedagógicos e Comissões de Curso), dentro de cada curso que se consegue conhecer as  dificuldades dos alunos, não apenas num órgão global. Vão dar ‘inputs’ muito importantes para alterações necessárias para o sucesso futuro”, explica.

O candidato não esconde que têm sido dados passos importantes nesse sentido pela academia, mas ainda não são suficientes. A lista A defende aulas mais “dinâmicas e atrativas” com momentos de discussão com os alunos. Para Rui Oliveira só assim será possível acabar com o fenómeno das “câmeras pretas” que têm surgido no ensino remoto. “O Conselho Geral deve ser um órgão principalmente atento” a estas problemáticas.

 

A saúde mental dos alunos da UMinho é outras das preocupações da lista A que, por vezes, pode estar relacionada com uma avaliação concentrada num período curto de tempo, em vez de uma avaliação contínua.

O cabeça de lista acredita que só com uma maior representação dos estudantes no Conselho Geral da UMinho será possível alcançar o fim das propinas. Rui Oliveira volta a frisar ainda as necessidades de reforçar a ação social e pressionar o estado a dar mais respostas, a título de exemplo, no que diz respeito à disponibilização de materiais informáticos, resposta que tem sido dada pela academia minhota.

No último dia de campanha, 15 de Março, a lista A vai promover uma auscultação pública e de esclarecimento público. Brevemente será anunciada a hora do evento.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv