ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: Artur Machado/Global Imagens
Redacção

Regional 28.10.2020 17H42

Jovem arcuense lança petição pela melhoria dos transportes públicos no interior

Escrito por Redacção
A expectativa é alcançar as quatro mil assinaturas para o tema ser debatido em plenário, na Assembleia da República.
Patrícia Pereira, jovem autora da petição, explica à RUM os problemas expostos que pretende ver discutidos no Parlamento

false / 0:00

“Mais e melhores transportes públicos no interior do país” é o título da petição lançada por Patrícia Pereira. A jovem de 29 anos, natural de Arcos de Valdevez, espera conseguir recolher as quatro mil assinaturas necessárias para o tema ser discutido em plenário.


A responsável pela petição refere à RUM que os objetivos da iniciativa passam essencialmente pela criação de uma rede regular de transportes que possa ser verdadeiramente útil para as populações. “A petição tem vários objetivos, como haver mais regularidade e mais transportes, melhorar a informação, e diminuir o preço”, indica. A jovem acrescenta que não há uma rede de rotas interligadas, que beneficiem os concelhos do interior.


Patrícia Pereira critica o facto de não existirem investimentos em transportes públicos no interior: “Não é coerente pois estamos a falar de territórios que têm áreas relevantes do ponto de vista natural como é o caso do Parque Nacional da Peneda Gerês e das Reservas Mundiais da Biosfera (…) em que também seria necessário pensar não só em soluções de lazer mas também de mobilidade coletiva”, refere.


Para a responsável pela petição, estas redes de transportes são essenciais para que as populações se possam dirigir a prestadores de bens e serviços. “O interior tem muitas aldeias em montanha que achamos que não têm ninguém, mas na realidade ainda moram lá pessoas que devem ter as suas necessidades atendidas”, nota. 

“Os transportes públicos não são apenas utilizados pelos velhinhos, mas também pelos estudantes em contexto escolar e de lazer e por muita gente que não tem carro,” acrescenta. Uma das finalidades desta petição passa também pela redução da poluição, através do uso de transportes colectivos.


De forma a conseguir um maior alcance, a petição está disponível em formato digital e também em alguns estabelecimentos do concelho em formato físico. 


*Por Paulo Gabriel Souto

Deixa-nos uma mensagem