José Moreira reeleito presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior

José Moreira foi reeleito presidente da direção do Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup) para o biénio 2025-2027. A cerimónia de tomada de posse está agendada para amanhã, dia 7 de junho, a partir das 14h00, em Lisboa.
“Os professores do ensino superior e os investigadores estão há duas décadas a sentir desânimo face à desvalorização das suas carreiras e dos seus salários, com perda de poder de compra na ordem dos 30%. Para reverter esta situação é necessária, por exemplo, a imediata atualização do índice remuneratório de base 100 nas carreiras docentes e de investigação, que não é revisto desde 2009, bem como, a implementação da progressão horizontal, obrigatória e automática, sempre que o docente acumule 8 pontos no processo de avaliação de desempenho, à semelhança das restantes carreiras da administração pública”, denota o sindicalista reeleito, em nota enviada à RUM.
O docente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve quer “garantir a estabilidade dos vínculos contratuais do sistema de ensino superior e ciência é essencial para mitigar a precariedade laboral entre investigadores que ronda os 90% e dos professores intitulados de ‘convidados’, mas que lecionam nas universidades e politécnicos auferindo remunerações indignas e com cargas horárias e de trabalho muito elevadas”.
A direção do SNESup espera iniciar em breve reuniões com a equipa ministerial que tutelará o ensino superior e ciência: “Ficaram por concretizar o urgente estatuto de carreira de pessoal docente e de investigação para o setor privado e cooperativo, que tem de promover justiça e equilíbrio nas relações laborais, bem como, a revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, cuja proposta de lei do anterior governo ainda foi apresentada e que esperamos voltar a discutir, com vista a melhorias”.
A nova direção do Sindicato Nacional do Ensino Superior é composta por 25 membros, e contará com Ana Oliveira Pires, professora coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e Raul Santos Jorge, professor auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, como vice-presidentes.
