Academia 23.04.2025 20H38
"Isto é Engatar quem trabalha!". Enterro da Gata com cartaz mais eclético em 2025
Cartaz das monumentais festas do Enterro da Gata 2025 foi apresentado esta quarta-feira no Café Concerto RUM by Mavy.
Um cartaz "mais eclético" que antecipa uma grande semana de Enterro da Gata em Braga com diversidade de públicos a frequentarem o Gatódromo, uma vez mais estará localizado no Forum Braga. As festividades arrancam a 9 de maio com o velório da gata e as serenatas e começa nessa mesma noite a chamada de atenção para o mote das festividades de 2025: "Isto é engatar quem trabalha". Num ano marcado por diversos processos eleitorais, incluindo na própria reitoria da Universidade do Minho, os estudantes decidiram olhar para as transformações políticas que se antecipam ao longo dos próximos meses, sem deixar cair reivindicações antigas que continuam por cumprir. O cortejo académico, na quarta-feira das festividades, será palco de destaque para que os estudantes façam passar as suas mensagens de preocupação e reivindicação.
O cartaz foi apresentado ao final da tarde de quinta-feira no Café Concerto RUM by Mavy, momento que contou com a presença da última revelação do cartaz de 2025, Beatriz Rosário, ela que sobe ao palco do Gatódromo na última noite, à semelhança de Plutónio, outro artista apreciado por muitos estudantes universitários.
Pulseira de acesso geral custa entre 46 e 50 euros
1 Milhão de Euros é o investimento da AAUMinho na organização deste ano do Enterro da Gata que, além do cartaz concretiza um grande investimento em segurança e transportes. O aumento de custos vai sentir-se no bolso dos alunos. Os que optarem pela pulseira geral vão gastar entre 46 e 50 euros para aceder ao recinto e a todos os concertos ao longo da semana.
"Aumentou tudo um bocadinho e, infelizmente tivemos de aumentar o custo ao estudante", justificou o representante máximo dos estudantes da academia minhota.
Sobre o cartaz "mais eclético" o presidente da AAUMinho admite que "havia uma vontade crescente de públicos que pretendiam voltar ao recinto através de nomes mais alternativos". E os Capitão Fausto apresentam-se como a banda de destaque para a organização que assume o objetivo de retomar uma espécie de tradição de 'noite RUM'. Na mesma noite [15 de maio] estreiam-se no gatódromo os vencedores deste ano do concurso de bandas promovido pela AAUMinho, OS TUA. "Sou de Braga, nascido e criado, e Braga tem um público muito diverso, assim como a UMinho", mencionando nessa mesma noite outro nome "diferenciador", os Hybrid Theory. A escolha de dj's também procura essa diversidade, acrescenta Luís Guedes. As bandas internacionais também estão de regresso fazendo representar-s, no caso, pelos brasileiros Jovem Dionísio.
Jovem Dionisio, Van Zee, Dillaz, Pappillon, Hybrid Theory, Plutonio e Beatriz Rosário são alguns dos nomes que vão passar pelo evento que movimenta milhares de estudantes universitários ao longo de toda a semana.
"ISTO É ENGATAR COM QUEM TRABALHA!" - O mote de 2025
"Apesar de profundamente desgostosa, a Gata não se encontra, este ano, sem qualquer tipo de esperança… pelo contrário. Façamos uma viagem pelo seu passado:
A Gata Descobridora, A Gata Comunitária, muito procuraram mas alojamento não encontraram na área.
A Gata Educativa, A Gata Radical, têm aprendido e estudado, mas há décadas de forma igual.
A Gata Ecológica, do Séc. XX, Futurista, tantas eleições mas não há respostas à vista.
A Gata Política, A Gata Nua… nos dias que correm sente que a sua voz já nem é bem sua.
A Gata não quer outra vez arroz; A Gata paga, mas bufa, A Gata é quem mais ordena… São tudo temas do passado, mas mais presentes do que nunca", pode ler-se no site oficial do Enterro da Gata.
Retomando a organização do evento, a segurança e o transporte são as dimensões em que a estrutura estudantil mais aposta com o desígnio de garantir noites seguras dentro e fora do Gatódromo. Uma vez mais, a AAUMinho assegura o transporte de todos os participantes com viagens ida e volta entre os campi de Gualtar e Azurém e o Forum Braga.
O recinto conta ainda com espaços de restauração, segurança, proteção civil e saúde. O evento decorre de 9 a 16 de maio. A primeira noite dedicada ao velório da gata e serenatas no centro da cidade de Braga. A partir de dia 10 a festa passa para o Gatódromo.