ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Vanessa Batista / RUM
Vanessa Batista

Academia 15.10.2020 16H22

ICVS pioneiro. Observa em tempo real neurotransmissor responsável pelo prazer 

Escrito por Vanessa Batista
Ana João Rodrigues foi uma das investigadoras galardoadas pelo Programa Health Research 2020 da Fundação La Caixa com 500 mil euros. 

É na Universidade do Minho, mais concretamente, no Instituto de Ciências da Vida e Saúde (ICVS) que pela primeira vez será observado, em tempo real, um neurotransmissor responsável pelos estímulos que originam sensações de prazer e aversão.


Trata-se de uma abordagem "pioneira" que é possível graças a um novo sensor florescente que foi desenvolvido na UMinho. Ana João Rodrigues, coordenadora da investigação, frisa que a equipa é diversificada e multidisciplinar, caracetrística que é possível graças à colaboração de investigadores dos Estados Unidos e do Brasil.


Estes profissionais trazem know-how sobre áreas como neurociências computacionais e desenvolvimento de ferramentas, como é o caso deste sensor florescente.


Aos microfones do UM I&D, a responsável explica que já era possível registar a actividade dos neurónios nucleus accumbens, tipicamente associados ao prazer. Contudo, essa actividade era feita apenas em animais anestesiados. Ora, esta investigação dá um passo em frente e acredita que irá conseguir registar estes neurónios "enquanto os ratinhos estão acordados e a desempenhar uma tarefa com estímulos positivos e negativos". Tudo isto com uma "resolução anatómica óptima".  


O projecto de investigação denominado “Encoding reward and aversion in the mammalian brain: the overlooked role of endogenous opioids”, pode vir a contribuir para um maior conhecimento da depressão e adição. Estas patologias apresentam alterações no neurotransmissor que a equipa do ICVS vai analisar.


Ana João Rodrigues sublinha que este não é um objetivo do trabalho. Porém, ao compreender como "um cérebro normal processa essa informação (estímulos positivos e negativos)", pode ajudar a compreender os mecanismos adjacentes a estas doenças. 


Deixa-nos uma mensagem