ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Sérgio Freitas / CMB
Vanessa Batista

Regional 11.06.2021 14H05

"Histórias na praça" oferece a partir deste sábado vitaminas para a mente

Escrito por Vanessa Batista
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva com o apoio do Município de Braga disponibiliza, de forma gratuita, livros e revistas ligados à saúde e bem-estar. Este sábado, a partir das 10h30, haverá música e narrações no Mercado.
Declarações da vereadora Olga Pereira e da diretora da BLCS, Aida Alves.

false / 0:00

Chega este sábado ao Mercado Municipal de Braga a iniciativa “Histórias na praça”. As atividades promovidas pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS) com o apoio do Município de Braga, têm como missão levar a leitura de uma forma transversal a todos os públicos independentemente da sua profissão ou faixa etária.


Na apresentação do programa, que decorreu esta sexta-feira na Praça, a vereadora com os pelouros da Gestão e Conservação de Equipamentos Municipais, sublinhou o facto da reabilitação do Mercado Municipal permitir a realização de eventos além da venda de produtos. Olga Pereira garante que os comerciantes estão 2muito recetivos a todas as iniciativas que visem captar novos públicos". 


De realçar que a BLCS teve o cuidado de auscultar os comerciantes do Mercado de Braga, de modo a perceber quais as suas preferências. Revistas de culinária e mais jornalísticas assim como livros com dicas para um maior bem-estar são algumas das apostas. Os conteúdos estão disponíveis numa banca perto do icónico chafariz da Praça.


Aida Alves, diretora da BLCS, explica que a ideia é que o espólio seja revisto todas as semanas. O inquérito quer aos comerciantes quer aos visitantes será uma constante. Os conteúdos podem ser levados para casa e, se possível, a organização pede que, posteriormente, sejam devolvidos. Em breve, caso a pandemia o permita, a Biblioteca pretende avançar com a troca de livros.


Todos os conteúdos que estão presentes na Praça foram cedidos por uma empresa bracarense, a Triplo. 



Atividades arrancam este sábado, 12 de junho. "Histórias na praça" conta com a parceria da RUM. 


Este sábado, a partir das 10h30, a Praça será invadida por música e leituras. Uma ação que será repetida a cada 15 dias. Além disso, estão previstas visitas guiadas para as escolas do concelho de Braga que através de histórias e contacto com os comerciantes poderão aprender mais sobre legumes, frutas e/ou flores.


Em parceria com o programa “Livros com RUM”, da Universitária, a ação irá dar corpo a uma outra vertente da iniciativa “Histórias na praça”, que passa pela apresentação de livros. 


Em junho, António Ferreira estará à conversa, em formato digital a partir das 17h00, na plataforma Zoom, com Alexandra Vasconcelos sobre a obra "Jejum intermitente". A 21 de julho, à mesma hora, nova sessão desta feita com Isabel do Carmo, uma das grandes especialistas em nutrição a nível nacional, sobre o livro "Nutrição, mitos e factos". A diretora da BLCS confessa que espera que, no próximo mês, seja possível levar a conversa para a Praça.


Brevemente, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva irá levar a leitura à Quinta Pedagógica de Braga. 

Deixa-nos uma mensagem