Guimarães quer dar a conhecer artistas plásticos e visuais com ligação ao concelho

Conhecer, mapear e apresentar os criadores de artes plásticas, visuais e novos media que têm ligação ao concelho de Guimarães. É este o objetivo do Project Room, que arrancou este mês.

Inserida no âmbito do IMPACTA, programa municipal de apoio à cultura, esta iniciativa terá uma duração de, pelo menos, dois anos. Em declarações à RUM, Pedro Silva, responsável pelo projeto, explica que o primeiro passo é fazer “um levantamento dos artistas contemporâneos que tenham uma relação de nascença, trabalho ou académica com a cidade”.

Nesse sentido e já depois de terem sido identificados cerca de 50 artistas, foi criada uma open call, onde os interessados podem apresentar portfólios, currículos e propostas de projetos, através do e-mail gmrprojectroom@gmail.com.

Depois dessa fase inicial, está previsto, a partir de junho e com uma cadência mensal, um conjunto de exposições dos trabalhos no Museu de Alberto Sampaio e a criação de um repositório online, assim como a organização de debates sobre assuntos relacionados com a área.

Pedro Silva é um produtor cultural que trabalha no concelho. O responsável pelo Guimarães Project Room refere que esta iniciativa, que surge de “uma ideia que foi sendo maturada ao longo do tempo”, pretende preencher uma lacuna existente no concelho.

“Detetamos que faltam ações que façam um reconhecimento de um conjunto de manifestações artísticas. Elas existem no território, mas não têm tido a devida visibilidade”, acrescenta.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv