ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: Gabriel Souto/RUM
Pedro Magalhães

Cultura 10.12.2020 16H16

GUIdance regressa sob o mote da experimentação e potência

Escrito por Pedro Magalhães
Festival de dança contemporânea regressa a Guimarães em Fevereiro.
Declarações de Rui Torrinha, Adelina Paula Pinto e o coreógrafo Vítor Roriz

false / 0:00

O GUIdance - Festival Internacional de Dança Contemporânea está de regresso a Guimarães entre os dias 4 e 13 de Fevereiro de 2021, apresentando 10 espectáculos, a maioria em estreia, com a dupla de coreógrafos Sofia Dias e Vítor Roriz em destaque.


O programa da 11ª edição do evento de dança foi conhecido na manhã desta quinta-feira e estará assente entre os pontos da experimentação e da potência, reflexões que partem da questão O que pode o corpo?, lançada pelo filósofo Gilles Deleuze em torno da obra de Espinosa.


A partir deste leitmotiv foi desenhado um programa que, além da dupla Sofia Dias e Vítor Roriz, apresenta os coreógrafos nacionais João dos Santos Martins, no dia 5, a colaboração de Vera Mantero com a companhia Dançando com a Diferença, no dia 11, e a dupla Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão, no dia 12. No plano internacional, chega a Guimarães a reconhecida francesa Maguy Marin, no dia 6, a luxemburguesa Anne-Mareike Hess, no dia 13, a francesa Flora Détraz, no dia 6, e os Peeping Tom - os belgas completam no próximo ano uma trilogia iniciada no GUIdance em 2018 -, no dia 13.


No lançamento do programa, o programador do festival, Rui Torrinha, explicou que todo o cartaz quer abordar a experimentação, ao questionar "que outros lugares podem ser conquistados do ponto de vista do sensível", e a potência, através da compreensão do sentimento de "assistir a um espectáculo ou de frequentar uma masterclass". 


O responsável destacou as estreias absolutas dos espectáculos Escala, da dupla em destaque Sofia Dias e Vítor Roriz, que apresenta cinco intérpretes em palco e faz uma exploração sonora através da coreografia, da criação de Vera Mantero com a companhia Dançando com a Diferença, um espectáculo inclusivo que leva a palco bailarinos com deficiência, e ainda o regresso de May B (1981), de Maguy Marin, espectáculo inspirado em Samuel Beckett e já considerado uma obra-prima da história da dança contemporânea.


Apesar da pandemia, o GUIdance apresenta para 2021 um cartaz com um número de criações e de convidados semelhante ao de anos anteriores com os espectáculos a decorrer no Centro Cultural Vila Flor e no Centro Internacional de Artes José de Guimarães, sendo alterado os horários das actuações - que vão decorrer, na sua maioria, às 19h e às 19h30 -, e os debates e conversas pré-espectáculos, que vão acontecer online.


A vereadora da Cultura na Câmara vimaranense, Adelina Paula Pinto, explicou que a ideia de manter a fórmula habitual do GUIdance surge em virtude do tempo actual, que "exige ainda mais da cultura", assinalando que o sector "tem de se adequar aos novos tempos". A responsável autárquica salvaguardou, ainda assim, que "seria mais fácil não fazer" mas que é desejo da autarquia passar "uma mensagem de esperança".



Coreógrafos convidados alteraram criação na sequência da pandemia

A dupla Sofia Dias e Vítor Roriz é o destaque da nova edição do GUIdance, apresentando três espectáculos: o Um gesto que não passa de uma ameaça, no dia 10, que regressa ao festival depois da actuação em 2012, Sons Mentirosos Misteriosos, nos dias 7 e 8, destinado às crianças, e a estreia absoluta de Escala, no dia 4.


Os dois coreógrafos revelaram, no lançamento do programa, que a criação em estreia foi alterada durante o período de confinamento. A ideia da criação passava por colocar em palco cinco intérpretes, ficando Sofia e Vítor de fora, mas problemas com dois dos bailarinos obrigaram a que os dois criadores passassem para palco.


Vítor Roriz confidenciou que a própria escala e pertinência do projecto, explanada no título da criação, foi por isso repensada, assinalando, no entanto, que as condições oferecidas pelo município vimaranense ajudaram à realização do espectáculo.


Os bilhetes para o evento já se encontram disponíveis por valores entre os 2 e os 10 euros, assim como as assinaturas do GUIdance 2021 – que garantem acesso a 3 ou 5 espetáculos à escolha por 20 ou 30 euros, respectivamente –, podendo ser adquiridos aqui.

Deixa-nos uma mensagem