ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Tiago Barquinha Gonçalves/RUM
Tiago Barquinha

Regional 12.01.2024 15H18

Governo quer “replicar” projeto do Clube dos Pequenos no resto do país

Escrito por Tiago Barquinha
As portas do equipamento bracarense, que vai funcionar como berçário e creche, abrem no último trimestre do ano.
As declarações da secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, da vereadora da Educação e Inovação e Coesão Social da Câmara de Braga, Carla Sepúlveda, e do presidente do Centro Social do Vale do Homem, Jorge Pereira.

false / 0:00

A secretária de Estado da Inclusão destaca o caráter diferenciador do Clube dos Pequenos, localizado em Gualtar, num terreno cedido pela Câmara Municipal de Braga. O lançamento da primeira pedra foi feito, esta sexta-feira, no dia em que o Centro Social do Vale do Homem, responsável pelo espaço, celebra 18 anos.


A partir do último trimestre do ano, o equipamento vai funcionar como berçário e creche e estará aberto 24 horas e sete dias por semana, sem interrupções para férias. Ana Sofia Antunes fala de uma valência “inovadora”, que pode servir de “exemplo" para "replicar em diferentes pontos do país”. 


Já estão a ser pensadas respostas semelhantes em Vila Real, Coimbra e Faro. “Queremos acompanhar a cada vez maior diversidade de horários de trabalho e a necessidade das famílias ao nível do apoio que precisam nesta área”, salienta.


Desde setembro foram criadas 11.500 vagas em Portugal, 1.370 das quais no distrito e 169 no concelho de Braga, a que vão acrescer 84 através do Clube dos Pequenos. A vereadora da Educação e Inovação e Coesão Social mostra-se “satisfeita” pela parceria porque “há muito tempo que era necessário o alargamento da resposta” nesta área. Carla Sepúlveda antecipa “um serviço de excelência para os utentes e famílias”.


Orçado em 2,3 milhões de euros, o Clube dos Pequenos tem o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência, no valor de um milhão, financiamento bancário de 800 mil e o restante provém de capitais próprios. Tendo em conta a proximidade com as instituições, o presidente do Centro Social do Vale do Homem garante que os profissionais do Hospital de Braga e da Universidade do Minho vão “usufruir desta resposta”. Os critérios de admissão ainda não foram divulgados, mas a ideia passa por abrir o espaço à restante comunidade.


Em relação à quantidade de vagas, o número de pré-inscrições já duplicou. Além da frequência no berçário e na creche, será disponibilizado um serviço de babysitting. “Vai permitir a um pai deixar a criança no Clube dos Pequenos por períodos de tempo curtos, não permanentes, se, por exemplo, tiver uma consulta no hospital. Permite também a alguém que vai dar ou ter uma aula na Universidade do Minho deixar cá a criança”, ilustra.

Deixa-nos uma mensagem