ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Pedro Magalhães

Regional 19.01.2021 16H26

Freguesia de Barcelos vai boicotar eleições em protesto pela falta de saneamento

Escrito por Pedro Magalhães
Presidente da Câmara diz que protesto é legítimo mas que "não vai alterar a situação atual".
Declarações de Miguel Costa Gomes

false / 0:00

A freguesia de Cambeses, em Barcelos, quer boicotar as eleições presidenciais do próximo domingo, dia 24, em protesto pela falta de saneamento básico na freguesia.


Em causa está o impedimento de usar a rede de saneamento básico da freguesia, instalada há 12 anos mas que nunca foi ligada por causa de um litígio entre a Câmara e a Águas de Barcelos, empresa concessionária da água e saneamento no concelho.


Esta terça-feira, o presidente da autarquia, Miguel Costa Gomes, reagiu à posição da freguesia e referiu que as "pessoas têm legitimidade" em protestar mas sublinhou que "não vai ser o boicote que vai alterar a situação atual", aproveitando para atacar o anterior executivo municipal do PSD pelo contrato assinado com a Águas de Barcelos.


O autarca assinalou que o município, no imediato, "está impotente" em reverter a situação atual em Cambeses, pelo menos enquanto o contrato de concessão com a Águas de Barcelos "estiver nos atuais moldes". 


Miguel Costa Gomes lembrou ainda que, no aspecto técnico, o funcionamento da rede de água e saneamento na freguesia "está dependente da construção da ETAR da freguesia de Cristelo", a qual está sujeita a uma candidatura da Câmara de Barcelos ao instrumento financeiro do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) como objeto de um acordo já estabelecido com a Águas de Barcelos.

Deixa-nos uma mensagem