Regional 29.11.2024 16H38
Festas Nicolinas arrancam hoje com desfile do Pinheiro
As Festas Nicolinas são consideradas as festas mais antigas de Guimarães e representam um testemunho intangível do património cultural vimaranense.
As mais antigas e mais participadas festas de estudantes do ensino secundário do país arrancam esta sexta-feira à noite em Guimarães. O início das Festas Nicolinas leva à rua milhares de antigos e atuais estudantes para rufar caixas e bombos até de madrugada no mítico desfile do Pinheiro, que marca o arranque de um programa festivo que se prolonga até 7 de dezembro.
O cortejo arranca por volta das 23h15 das Cancelas da Veiga/Campo de S. Mamede e termina no Largo República do Brasil. Os números continuam depois com a missa em honra de S. Nicolau, dois dias depois, e uma “noitada” com as Posses e Magusto pelas varandas de Guimarães. Nos dias 5 e 6 de dezembro, o destaque vai para o Pregão e para as Maçazinhas, respetivamente.
As Danças de S. Nicolau e o Baile da Saudade encerram as tradicionais Festas Nicolinas, sendo estas gratuitas e de livre acesso até aos dois últimos números, referidos acima, onde será necessário garantir lugar junto das comissões organizadoras. Ao longo desses dias, o trânsito estará condicionado em várias artérias da cidade.
Agenda:
- 29 de novembro - Pinheiro;
- 29 de novembro a 7 de dezembro - Novenas;
- 1 de dezembro - Missa de S. Nicolau;
- 4 de dezembro - Posses/Magusto;
- 5 de dezembro - Pregão;
- 6 de dezembro - Maçazinhas e Danças de São Nicolau;
- 7 de dezembro - Baile da Saudade;
- Dia não divulgado - Roubalheiras;