ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nova direção da FCT iniciou funções no dia 1 de julho de 2022. É liderada por Madalena Alves, docente e investigadora da Universidade do Minho. (FOTO: DR)
Elsa Moura

Academia 06.08.2022 07H00

FCT prepara lançamento de reuniões periódicas com investigadores

Escrito por Elsa Moura
Novidade foi adiantada à RUM em primeira mão pela nova presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Madalena Alves.

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) vai passar a realizar sessões virtuais com a comunidade científica. A novidade foi revelada pela presidente da agência pública nacional para a ciência, tecnologia e inovação, Madalena Alves, aos microfones da RUM, esta semana.  Segundo a responsável, o objetivo passa por abrir a FCT à comunidade científica “com sessões virtuais”. 


Com 312 unidades de investigação, a FCT ainda estuda o melhor modelo, mas pretende iniciar o processo em setembro. 

“Possivelmente marcaremos um dia por semana, provavelmente ao pequeno-almoço e vamos ter uma hora de abertura à comunidade”, revelou em primeira mão a docente e investigadora da UMinho. Para discutir alguns temas com a direção da FCT, a marcação prévia será obrigatória, por uma questão de organização.


A nova direção considera que esta é mais uma medida para aproximar a FCT dos cientistas. Madalena Alves e a sua direção estão apostados em eliminar a dificuldade de comunicação atual. 

“Há alguma falta de abertura que a comunidade sente, eu quando era investigadora também sentia. São pequenas coisas que tentaremos melhorar”, afiançou.


FCP pretende promover melhor concursos internacionais


Na primeira grande entrevista à RUM, Madalena Alves, reconheceu também a necessidade de colocar os investigadores portugueses a concorrer mais a projetos internacionais, nomeadamente europeus.


Referindo que os investigadores em Portugal “são muito ativos a concorrer a projetos nacionais”, com 4 mil a fazer candidaturas todos os anos, a presidente da FCT diz que o número é superior a todas as candidaturas que houve no Horizonte 2020, durante todo o período de vigência do programa. Por isso, salienta, é tempo de “quebrar essa barreira”, através de uma intensificação da comunicação junto da comunidade científica.


Ouvir a entrevista completa ao programa da RUM - Campus Verbal

Deixa-nos uma mensagem