ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Liliana Oliveira

Regional 17.10.2024 11H42

Espaço de atendimento a imigrantes vai ficar instalado no antigo Centro de Recrutamento Militar

Escrito por Liliana Oliveira
O espaço, que será único no distrito, deverá abrir portas em novembro, para dar respostas aos imigrantes provenientes de mais de 140 nacionalidades.
Declarações de Carla Sepúlveda, vereadora da Ação Social na Câmara de Braga

false / 0:00

O centro de atendimento a imigrantes em Braga vai ficar instalado no edifício do antigo Centro de Recrutamento Militar, na Rua Bernardo Sequeira. O espaço, que será único no distrito, deverá abrir portas em novembro, para dar respostas aos imigrantes provenientes de mais de 140 nacionalidades.


Carla Sepúlveda, que tutela a Ação Social na Câmara de Braga, explica que “o município estabeleceu um protocolo com a Cruz Vermelha”, que também está instalada naquele edifício. “Em meados de novembro, este serviço deverá iniciar, com a abertura das instalações”, que, até lá, precisa de pequenas intervenções de melhoria. “Trata-se de um serviço de atendimento de processos administrativos no que concerne à documentação necessária para a renovação dos títulos de residência e autorização das mesmas”, detalhou a vereadora.


Com oito recursos humanos afetos a este serviço, é expectável que se alcancem os 3500 atendimentos mensais.

Carla Sepúlveda que cada um dos funcionários deve realizar 20 processos por dia. O município de Braga “optou por uma via diferente e colocou a possibilidade de, internamente, alguns assistentes operacionais e técnicos fazerem parte desta estrutura, com algumas condições nomeadamente com uma segunda língua, o inglês”. “Os que manifestaram interesse estão a passar por um processo de contratação ou reafectação”, sendo também necessária formação para o atendimento a estas pessoas. O município vai alocar dez pessoas, embora tenha oito postos de atendimento.


“É estabelecido um protocolo entre as partes, que refere um valor por processo. O município tem o objetivo de fazer 20 atendimentos por cada técnico diário e é pago um valor por cada atendimento feito”, explicou ainda Carla Sepúlveda.


O ministro da Presidência anunciou ontem que nas próximas semanas vão estar a funcionar em diferentes locais do país 15 centros de atendimento da Estrutura de Missão da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).

Em Braga, o serviço vai funcionar, a partir de novembro, no antigo edifício do Centro de Recrutamento Militar, na Rua Bernardo Sequeira.  A par de Lisboa e Porto, o Centro de Braga será um dos maiores do país.


A cedência do espaço está prevista até junho de 2025.

Deixa-nos uma mensagem