ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Elsa Moura

Cultura 21.05.2024 16H12

Encontro de Cidades Criativas da UNESCO transforma Braga de 1 a 5 de julho

Escrito por Elsa Moura
Vão estar presentes centenas de delegados de dezenas de países. Além de debates e conferências, vão realizar-se nalguns pontos da cidade eventos culturais.
Declarações de Ricardo Rio aos microfones da Rádio Universitária do Minho

false / 0:00

Os vinte anos da rede de Cidades Criativas da UNESCO vão ser celebrados em Braga de 1 a 5 de julho com um programa de debates, atividades culturais e partilha de experiências à escala mundial, com enfoque na participação jovem.


São esperados centenas de delegados de dezenas de países. Esta será a XVI Conferência anual, depois de a iniciativa em Istambul ter sido cancelada, em 2023. 


Nesta conferência de cidades criativas da UNESCO será elaborado um manifesto a enviar às Nações Unidas para que, no âmbito da próxima revisão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a cultura seja um tema a incluir. "Um dos grandes enfoques este ano é a participação jovem na dinâmica das cidades criativas mas, a juntar a isso, vamos elaborar um manifesto que queremos apresentar às Nações Unidas, porque consideramos que a cultura é fundamental para o bem-estar em qualquer território, e não está, infelizmente, consagrada com autonomia nos ODS", sublinhou à RUM o autarca de Braga, Ricardo Rio.


Com mais de 300 inscrições de delegados de mais de sessenta países, o autarca antecipa "cinco dias com um programa intenso do debate do futuro da rede, com muitas atividades culturais e partilhas de experiência e de mostra do trabalho realizado por todas as cidades à escala mundial que vai trazer benefícios diretos para a cidade", sejam eles económicos, de visibilidade internacional e de programação cultural para esses cinco primeiros dias de julho de 2024.


Além de Braga, que é cidade criativa na área das Media Arts, no norte o programa abrange também as cidades criativas de Barcelos (artesanato), Amarante (música) e Santa Maria da Feira (gastronomia). 


A conferência das cidades criativas da UNESCO está marcada para Braga de 1 a 5 de julho, tendo como epicentro dos debates e conferências, o Forum Braga, mas apresentando também propostas culturais por toda a cidade de Braga, incluindo espaços como o Theatro Circo.


Tendo como ponto central o Fórum Braga - onde decorrerão os trabalhos das diferentes delegações, assim como os painéis principais de apresentação e discussão, a XVI Conferência de Cidades Criativas vai ainda organizar um encontro especialmente vocacionado para Presidentes de Câmara, assim como um alargado programa de atividades culturais aberto à população. Este último, a ser implementado em diversos espaços do centro de Braga, incluirá propostas nas diferentes áreas criativas abrangidas pela rede: Artesanato e Artes Folclóricas, Cinema, Design, Gastronomia, Literatura, Música e Media Arts; e terá acesso livre.

Deixa-nos uma mensagem