ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Vanessa Batista

Regional 12.11.2020 08H00

Empresa de Famalicão consegue inactivar 99,9% dos vírus em têxteis

Escrito por Vanessa Batista
Incluindo o novo coronavírus. A Hindu - Technical Textiles - está, agora, a desenvolver um tecido específico com o mesmo acabamento químico para os transportes públicos.

Uma empresa de Vila Nova de Famalicão desenvolveu um acabamento para tecidos que inactiva 99,9% dos vírus e bactérias, incluindo o SARS-COV-2. Trata-se de um producto certificado com eficácia até um máximo de 30 lavagens. Esta ideia inovadora surgiu na Hindu– Technical Textiles, empresa famalicense, que já captou a atenção da Câmara Municipal de Famalicão que já galardoou a empresa com o selo Famalicão Visão 25.


A ideia surgiu devido à pandemia de Covid-19 que originou desafios "nunca antes vistos". Em Abril, a Hindu registou quebras de 50%.


Este acabamento pode ser aplicado em todos os tecidos, sendo que actualmente a empresa tem aposta em máscaras, luvas, batas e peças de vestuário. Este tratamento químico, que é aplicado nos materiais, não provoca alergias. Segundo o CEO da empresa, as bactérias e vírus conseguem manter-se activos nos têxteis até 48horas. Esta solução permite minimizar os riscos de transmissão em vários géneros de tecidos.


O processo de desenvolvimento foi concretizado com parceiros internacionais líderes em inovação tecnológica na área têxtil. O responsável explica que, numa primeira fase, o tecido em questão é submetido a um "banho específico" num producto químico baseado em "iões de prata e lipossomas de gordura". São estes componentes que conseguem inactivar os vírus e bactérias presentes no material que é sujeito ao acabamento.


O processo não pode ser realizado em casa, ou seja, para usufruir de peças "auto-higienizantes" terá de recorrer aos serviços da Hindu ou adquirir peças comercializadas pela empresa.


Luís Cristino, CEO da Hindu, avança aos microfones da Universitária que o próximo passo será dado no sector dos transportes públicos. Neste momento a empresa já está a desenvolver um tecido específico que possa ser uma mais valia para os autocarros. Posteriormente, o producto será apresentado a empresas da região.


Recorde-se que a Hindu é especialista no desenvolvimento de acabamentos antibacterianos e funcionais para repelir água e sangue. 


Deixa-nos uma mensagem