DST lança projeto pioneiro que leva autores às livrarias para ler contos

“Dst – vivos nas livrarias” é o nome da iniciativa que o dstgroup vai lançar, em novembro, no Festival Literário da cidade de Braga – Utopia. O objetivo é, mensalmente, levar autores portugueses a lerem contos das suas obras nas livrarias que resistem nas cidades de todo o país. O arranque será em Braga, a 4 e a 8 de novembro, pelas 18 horas, na livraria Centésima Página, com participações especiais de Rui Manuel Amaral e Ana Cláudia Santos, respetivamente.
Em comunicado, o grupo DST fala de “um projeto pioneiro e inédito a nível nacional”. “A esta grande ambição de fundar uma tradição de leituras públicas em Portugal, o dstgroup quer juntar o apoio a escritores e a livrarias independentes, contribuindo, assim, para a descentralização da cultura”, lê-se na nota de imprensa do grupo bracarense.
“Queremos levar a magia do som dos livros aos leitores e nomeadamente aos jovens leitores para que se leia com paixão e oportunidade de salvação, para poder seduzir quem lê com as vidas dos personagens dos romances, a sabedoria dos filósofos e o encantamento dos poetas. Acreditamos que funcionará porque a pesca de leitores depende da escolha das redes e quando o leitor é pescado, ficará mais livre e ficará leitor para sempre”, esclarece José Teixeira, presidente do dstgroup.
Durante uma “temporada” do projeto, serão levados 22 escritores e 11 moderadores a diferentes livrarias independentes de norte a sul do país. De Braga a Évora, do Algarve à Beira Interior, haverá leituras de diferentes contistas a provar que o conto, afinal, é um género maior — vozes originais, únicas, inspiradoras.
“Depois dos isolamentos forçados pela pandemia, este tipo de iniciativas ainda parece mais necessário, ainda mais urgente, até porque, como a pandemia veio revelar, o confinamento antes de o ser já o era. A literatura é que é a melhor “tecnologia” de teletransporte: dá-nos a possibilidade de ser outros, de saltar mundos, de ver a realidade de outro lado”, reforça o escritor Jacinto Lucas Pires.
