ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

FOTO: CM Braga
Maria Carvalho

Regional 13.07.2024 10H57

UMinho, IPCA e crescimento económico de Braga justificam investimento da Deloitte

Escrito por Maria Carvalho
O escritório de Braga é o 9º da rede nacional da consultora e o 4º fora dos grandes centros urbanos de Lisboa e Porto. 

A Deloitte inaugurou, esta sexta-feira, o seu novo escritório em Braga. É um projeto que vai ter um custo total de dez milhões de euros a realizar nos próximos cinco anos e que espera criar 1.000 novos postos de trabalho altamente qualificados, maioritariamente na área tecnológica. A empresa justifica esta aposta com base no desenvolvimento económico verificado em Braga e nas potencialidades de instituições de ensino superior como a Universidade do Minho (UMinho) e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA).


A sessão de inauguração contou, entre outros, com o CEO da Deloitte, o secretário de estado da economia, o presidente do Município de Braga e responsáveis da UMinho e do IPCA.


“Braga é uma cidade na qual temos assistido a um desenvolvimento económico e social enorme ao longo dos últimos anos. Por outro lado, tem duas organizações de ensino superior que são do melhor que existem em Portugal. Com estes dois fatores foi mais ou menos óbvia a escolha de Braga”, explica o CEO e managing partner da Deloitte, António Largatixo, sobre a escolha da cidade.


A Deloitte já tem vindo a colaborar com a Universidade do Minho, através dos núcleos e associações de estudantes dos cursos de Engenharia e Engenharias Tecnológicas e de Gestão, com os quais está a desenvolver um conjunto de iniciativas para a promoção da empregabilidade dos estudantes.


O pró-reitor da UMinho da Avaliação Institucional e Projetos Especiais, Guilherme Pereira, fala da possibilidade de uma “relação mais estruturante” com a empresa e admite faltar a consolidação da parceria com a Deloitte.

Guilherme Pereira revelou ainda a pretensão de criar cursos para estudantes fora das áreas steam (alunos que não tenham formação de base nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte ou Matemática).


Já o autarca Ricardo Rio acredita que a Deloitte vai ter um efeito positivo na economia do concelho. “É uma empresa, obviamente, de referência a nível nacional e internacional. Vai ter uma presença na cidade muito expressiva e, seguramente, vai propiciar a muitos bracarenses, e não só, oportunidades atrativas para o desenvolvimento da sua atividade profissional”, aponta antecipando também "oportunidades de interconexão entre a Deloitte e os empreendedores locais". É uma situação vencedora para todas as partes”, afiança.


A consultora financeira internacional, com escritórios no edifício Liberdade Street Fashion deu início às suas operações em Braga com uma equipa inicial de 150 colaboradores, prevendo um aumento de mais cem colaboradores já até ao final deste ano. 

Deixa-nos uma mensagem