Regional 12.07.2024 07H43
Colégio D.Diogo de Sousa é a escola do distrito com melhores resultados nos exames
Na tabela das 500 escolas com melhores médias nos exames nacionais, a escola pública do distrito com melhor classificação é o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, na posição 37.
O Colégio D. Diogo de Sousa continua a ser a escola do distrito de Braga com melhores resultados nos exames nacionais. A média neste colégio privado foi de 15,63 valores, que lhe vale a 5.ª posição na tabela das 500 escolas com melhores médias. Segue-se, no distrito, o Colégio do Ave, em Guimarães, na 20.ª posição, e o Colégio João Paulo II, em Braga, no 24.º lugar.
A primeira escola pública aparece na posição 37. É a Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, na cidade dos arcebispos, com a média de 13,81 valores.
Em Barcelos, a escola com melhor classificação é privada. O Colégio de La Salle, surge na posição 62. Na 97.ª posição aparece a Secundário barcelense.
A Escola Básica e Secundária de S.Bento, em Vizela, está para lá das primeiras 100 escolas, no 115. lugar, seguindo-se a Secundária Padre Benjamim Salgado, em Famalicão, na posição 122.
A nível nacional o colégio privado Casa Mãe, de Paredes, é a primeira classificada, com 15,98 valores. A escola pública do país com média mais elevada é a Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, de Lisboa, com 14.26 valores, e que surge na posição 29.
Os rankings ordenam todas as escolas pela média obtida pelos alunos na 1.ª fase dos exames nacionais realizados no ano letivo 2022/2023. Os estudantes do Secundário só tiveram de fazer as provas necessárias para concorrer ao Ensino Superior e os alunos do 9.º ano realizaram exames nacionais a Português e Matemática que voltaram a contar para a nota final. No caso do Secundário, as classificações continuaram a não ter peso na nota final da disciplina.