ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

CeNTI
Vanessa Batista

Regional 19.01.2022 14H32

CeNTI é única entidade portuguesa em projeto de 8ME

Escrito por Vanessa Batista
SmartEEs2 tem como missão acelerar a digitalização das empresas. O Centi está a financiar 42 projetos, sendo que a maioria são empresas estrangeiras.
José Silva, Printed Electronics Team Leader do CeNTI, revela qual o papel do centro no projeto SmartEEs2.

false / 0:00

O CeNTI - Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes é a única entidade portuguesa envolvida no projeto europeu SmartEEs2, orçado em 8 milhões de euros, e que tem como missão acelerar a digitalização das empresas.


O trabalho termina no final de 2022, sendo que as 14 entidades parcerias pretendem, já no final do projeto com vista a dar continuidade ao plano iniciado em 2011, criar uma Associação Europeia de Empresas de Investigação, de modo a partilhar o saber ao nível, por exemplo, da eletrónica flexível com novas respostas tecnológicas e assim fomentar o crescimento dos negócios na Europa.


José Silva, Printed Electronics Team Leader do CeNTI, revela aos microfones da Universitária que além da criação da associação existem duas metas complementares, são elas: "facilitar o acesso das empresas europeias à inovação digital dando a conhecer oportunidades para financiamento e/ou treino", como existe no Centi, e por outro lado "fornecer serviços às empresas" que têm ideias inovadoras ou estejam à procura das mesmas.


Ao longo dos últimos três anos, foram abertas cinco fases de candidatura pelo CeNTI, das quais resultaram 42 projetos. Mais de 90% dos projetos apresentados são de empresas estrangeiras. Até ao final do ano serão revelados os resultados, visto que estes são trabalhos de 9 a 12 meses.


O valor máximo de financiamento são 100 mil euros. O CeNTI é também responsável pelas atividades de treino que, devido à pandemia, estiveram mais expressão através de webinares. O projeto permite às empresas ter ainda contacto com um "ecossistema" de organizações que podem disponibilizar serviços ou capacidades especiais que procuram para valorizar os seus produtos. 


O CeNTI resulta de uma parceria entre três universidades – Aveiro, Minho e Porto – e três entidades tecnológicas, nomeadamente o CITEVE, o Centro Tecnológico das Indústrias do Couro e o CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel.

Deixa-nos uma mensagem