ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Catarina Martins

Cultura 23.05.2023 13H58

Casa das Artes de Famalicão celebra 22 anos de atividade com Jorge Palma

Escrito por Catarina Martins
Equipamento cultural comemora aniversário com diversas atividades nos próximos dois meses.
Declarações de Álvaro Santos, diretor da Casa das Artes.

false / 0:00

A Casa das Artes de Famalicão comemora mais um ano de vida a 1 de junho, mas os festejos iniciam no dia seguinte, uma sexta-feira, e prolongam-se até julho, com diversas iniciativas.


A programação dos 22 anos do equipamento cultural arranca com Jorge Palma. O artista vai a apresentar o novo trabalho de originais, intitulado ‘Vida’, a partir das 21h30. "Um concerto de quase uma vida, tendo em conta ter celebrado 50 anos de carreira no ano passado, uma carreira extraordinária", diz à RUM, Álvaro Santos, diretor da Casa das Artes, que considera "ser um enorme privilégio".


Já no dia 3 de junho, um sábado, com sessões às 15h00, 17h30 e 21h30, será projetado o filme de animação ‘Super Mário: O Filme’, no Grande Auditório. As comemorações prosseguem, no dia 4, às 11h30, com o 6.º Ciclo de Concertos Promenade, onde atuará a Orquestra Sinfónica ESPROARTE (Escola Profissional de Arte de Mirandela). Sob a direção do maestro Gustavo Delgado e com Job Tomé a solista, serão interpretadas as obras 'O Maestro e a Orquestra – Uma Paródia Laboral' e 'IL MAESTRO DI CAPPELLA' do compositor Domenico Cimarosa.


No dia 9 e 10 de junho, às 21h30, sobe ao palco a peça de teatro ‘O Fim’, um espetáculo produzido pela Momento – Artistas Independentes, em coprodução com a Casa das Artes de Famalicão, o Teatro Diogo Bernardes, o Cineteatro Louletano, o São Luiz Teatro Municipal e o Teatro José Lúcio da Silva. Já no dia 17 de junho, às 21h30, a proposta teatral é '20 de Novembro', uma coprodução 11Zero2, Casa das Artes de Famalicão e Teatro Aveirense, com texto de Lars Norén, e encenação de Manuel Tur. 


Outro momento a destacar é ‘àmostra - Circo contemporâneo’, que decorre de 27 de junho a 2 de julho, às 21h30, numa coprodução do Instituto Nacional de Artes do Circo e Casa das Artes de Famalicão, onde será apresentado o primeiro trabalho profissional dos alunos finalistas do INAC. No total, são 22 apresentações de artistas oriundos de Portugal, Costa Rica, Grécia, Itália, Áustria, Noruega, Chile, França, Brasil e Israel.


Uma iniciativa que, no entender de Álvaro Santos, "dá visibilidade a artistas emergentes". "É uma oportunidade para apresentarem os seus trabalhos e se lançarem no mundo", considera.



Casa das Artes de Famalicão tem registado um "crescimento extraordinário"


O diretor da Casa das Artes faz um balanço positivo do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido. Álvaro Santos fala de um "espaço rico e plural", sublinhando o "crescimento extraordinário" verificado ao longo dos 22 anos de existência do equipamento cultural, nomeadamente com a adesão à Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.


"Um momento pelo qual lutamos durante muito tempo e que nos permite diversificar cada vez mais e coproduzir espetáculos em áreas artísticas muito diferenciadas", refere, acrescentando ainda a importância da "ligação direta da Casa das Artes à comunidade e à região".

Deixa-nos uma mensagem