ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: Rádio Castelo Branco
Tiago Barquinha

Regional 13.08.2020 15H40

Casa da Ciência de Braga expõe ilustrações de insectos-jóia

Escrito por Tiago Barquinha
O trabalho desenvolvido por Luísa Ferreira Nunes reúne 22 gravuras. 
A autora fala sobre a exposição.

false / 0:00

A exposição Naturia Secreta vai estar patente no jardim do Planetário - Casa da Ciência Viva de Braga. A mostra científica pode ser visitada entre esta sexta-feira e o dia 21 de Setembro.


O trabalho de Luísa Ferreira Nunes reúne 22 ilustrações de insectos-jóia. Inicialmente concebida para o Museu da História Natural de Florença, há cerca de 15 anos, a exposição agregava 44 gravuras feitas em aguarela. No entanto, a autora explica que quatro delas foram adquiridas pela família real belga, aquando de uma visita ao espaço museológico italiano.


Os coleópteros representados são originários de várias zonas do globo, desde a Amazónia à Austália, passando pela Europa e pela Indonésia. “Escolhi os insectos cuja sua história era mais interessante e os que eram mais bonitos e mais exuberantes”, refere à RUM.


Os insectos-jóia são considerados espécies protegida por duas organizações internacionais de defesa do ambiente, a Wildlife Conservation e a IUCN - International Union for Conservation of Nature. Luísa Ferreira Nunes, licenciada em Engenharia Biológica e pós-graduada em Biologia e Biomimetismo, alerta que “não é permitido capturar animais silvestres, a menos que seja para fins científicos”.


De acordo com a autora da exposição, o que os torna tão apetecíveis para coleccionadores é a sua capacidade de iridescência. “O seu exoesqueleto tem a capacidade de reflectir cores em vários comprimentos de onda e em vários ângulos. Isso torna-os parecidos com pedras preciosas, como topázios e esmeraldas”, refere, explicando a origem do nome.

Deixa-nos uma mensagem