ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: Braga em Obras
Tiago Barquinha

Cultura 04.05.2021 19H17

'Braga em Obras’. O projeto que agrega a arte em espaço público espalhada pelo concelho

Escrito por Tiago Barquinha
O trabalho documental é inédito em Portugal.
As declarações de Helena Mendes Pereira, diretora e curadora da Zet Gallery, e de Lídia Dias, vereadora da Cultura.

false / 0:00

Apresenta-se como uma iniciativa pioneira a nível nacional e tem como objetivo ajudar a preservar a arte em espaço público. O ‘BeO_Braga em Obras’, apresentado esta terça-feira no salão nobre do concelho, no âmbito da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, reúne 101 manifestações culturais que estão agora sinalizadas no respetivo local e também documentadas num livro de inventariação e catalogação.


O acervo, supervisionado pela Câmara Municipal e pela Zet Gallery, é composto maioritariamente por estátuas, bustos e outros trabalhos semelhantes elaborados por artistas como Barata Feio, Leopoldo de Almeida, António de Azevedo ou Raúl Xavier. O conjunto de obras conta ainda com manifestações artísticas ligadas, por exemplo, ao azulejo e à pintura de murais.


Vhils, Miguel Palma e Volker Schnüttgen são alguns dos autores, a que se juntam quatro mulheres: Clara Menéres, Maria de Lourdes Magalhães, Rute Rosas e Ana Almeida Pinto. De acordo com a curadora Helena Mendes Pereira, uma das responsáveis do projeto, Braga é “talvez a cidade com mais representação feminina em Portugal no que diz respeito à arte em espaço público”.


A datação do espólio começa em 1934 e prolonga-se até aos dias de hoje. A última obra foi inaugurada esta terça-feira no muro da antiga escola Francisco Sanches e pertence a Francisco Vidal. Helena Mendes Pereira explica que ‘SUNRA’, um painel de azulejos, concebido nos “15 dias anteriores ao primeiro confinamento geral”, em março de 2020, reflete “a forma como as pessoas estavam a aprender a lidar com o vírus”.



"O espaço público também é um espaço de cultura e um lugar de aprendizagem"


‘Braga em Obras’ é uma designação que parte do facto de “Braga ser conotada como uma cidade da construção civil”, esclarece a curadora, estabelecendo-se assim “uma brincadeira” através da palavra homónima. Já para a vereadora da Cultura da Câmara Municipal, o projeto pretende “valorizar o trabalho de muitos artistas, que, por vezes, são esquecidos” e “permitir uma melhor compreensão a quem passa pelas obras”.


“O espaço público também é um espaço de cultura e um lugar de aprendizagem. Deve ser respeitado e valorizado”, frisa Lídia Dias, repudiando a vandalização desse tipo de obras e salientando o trabalho que se deve fazer na sua conservação.


O livro associado a esta iniciativa inclui imagens e textos sobre a totalidade das obras de arte em espaço público no concelho de Braga, com conteúdos disponíveis em três idiomas, português, inglês e galego. Esse trabalho foi desenvolvido pelo fotógrafo Hugo Delgado e pela designer Bárbara Forte, que também esteve responsável pela curadoria, a par de Helena Mendes Pereira.

Deixa-nos uma mensagem