ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Tramway de Brest, França (Foto:DR)
Pedro Magalhães

Regional 26.10.2020 16H58

Autarca de Guimarães não exclui substituição de Metrobus por Tramway

Escrito por Pedro Magalhães
Domingos Bragança diz que o meio de transporte para ligar Guimarães a Braga "ainda não está fechado".
Domingos Bragança e André Coelho Lima

false / 0:00

O presidente da Câmara de Guimarães diz que o meio de transporte de alta velocidade para ligar o concelho vimaranense a Braga ainda pode ser o Tramway e não o Metrobus, anunciado na semana passada no Programa de Nacional de Investimentos (PNI) para 2030 do Governo como a solução para unir os dois territórios.


"O projecto do Metrobus é um autocarro rápido e eléctrico, de via dedicada, pensado para o próprio conjunto urbano das duas cidades. Estes dois sistemas urbanos entre Guimarães e Braga podem depois ligar-se na mesma por Metrobus ou então por Tramway, o chamado metro de superfície", esclareceu Domingos Bragança na reunião de executivo municipal desta segunda-feira, acrescentando que o valor de 200 milhões de euros alocado para a nova ligação entre concelhos "ainda não está fechado" e pode aumentar dependendo de argumentos apresentados junto do Governo.


"Os 200 milhões de euros para o projecto não estão fechados e nunca desistimos da ligação rápida por Tramway. Foi constituída uma equipa com elementos das Câmaras de Guimarães e de Braga e também da Universidade do Minho para se desenvolverem estudos a apresentar ao ministro do Ambiente e da Acção Climática", revelou o autarca.



Oposição diz que Guimarães deve ter ligação ao TGV

Domingos Bragança abordou o assunto do Metrobus depois de ter sido confrontado pelo vereador da oposição do PSD, André Coelho Lima, que lembrou o anúncio do presidente da Câmara, em Novembro do ano passado, sobre a implementação de um Tramway que ligasse os concelhos do quadrilátero urbano - Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos.


"Quando o presidente fez o anúncio não havia o dinheiro disponível da bazuca da União Europeia e é por isso incompreensível que agora, com mais dinheiro, seja anunciado um autocarro a fazer de metro", criticou, referindo que a solução do Metrobus "é boa para a dimensão intraconcelhia mas não para a dimensão interconcelhia".


O vereador social-democrata vê o Metrobus como recurso à ligação entre as duas cidades apenas na eventualidade de a nova linha de alta velocidade ferroviária anunciada para unir Braga a Vigo contemple uma paragem em Guimarães. "Uma ligação tão importante como o TGV, de contexto peninsular e europeu, não pode passar ao lado da relevância urbanística e económica que estas duas grandes cidades de Braga e Guimarães representam e aí o Metrobus já podia fazer sentido", visto que, nesse caso, a ligação ferroviária por Tramway entre as duas cidades "até podia ser dispensada".


Na resposta ao apelo de Coelho Lima de colocar Guimarães no eixo do TGV, o presidente da autarquia manifestou o "querer da cidade" em fazer parte da linha de alta velocidade, salvaguardando, uma vez mais, a importância de se apresentarem estudos junto do Governo para fazer acontecer a solução.

Deixa-nos uma mensagem