ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Sérgio Freitas / CMB
Vanessa Batista

Regional 12.10.2020 15H39

Ambiente e direitos humanos são o foco do Festival Política

Escrito por Vanessa Batista
2ª edição do festival, em Braga, terá pela primeira vez a figura do país-foco, que será o Brasil. Todas as actividades são de acesso gratuito.
Declarações à RUM do  director artístico do Festival, Rui Oliveira Marques, do presidente da CMB, Ricardo Rio, e do director da delegação regional Norte do IPDJ, Vítor Dias. 

false / 0:00

Debates, filmes, performances, música, humor, uma visita guiada e workshops sobre ambiente são alguns dos destaques da segunda edição do Festival Política. A iniciativa terá lugar em Braga, no Centro de Juventude, de 15 a 17 de Outubro.

Este ano, a organização decidiu que as 18 actividades, com conteúdos intergeracionais, vão debruçar-se sobre a temática do ambiente e dos direitos humanos. O Festival conta com um orçamento de 10 mil euros.


Pela primeira vez, a iniciativa terá a figura do país-foco. Rui Oliveira Marques, director artístico do Festival, refere que "em ano de ambiente o Brasil era incontornável" devido não só à importância da floresta Amazônica para o mundo, mas também pelo seu presidente, Jair Bolsonaro, que "tem posições questionáveis".

O programador esclarece que apesar deste Festival ter o nome Política, aqui, os atores principais não são os políticos, mas sim a sociedade civil. A meta passa por dar voz e espaço aos artistas nestes três dias de programação.


O evento arranca, esta quinta-feira, com conversas online. "Sustentabilidade no pós-covid" contará com a participação de Arnau Queralt, chairman da European Network of Environment and Sustainable Development Advisory Councils (EEAC) e director do Consell Assessor per al Desenvolupament Sostenible da Catalunha. "O Brasil não é para Amadores" é a conversa que se segue, às 17h30. Ambas as iniciativas têm lugar na página de Facebook do Festival.


Para esta sexta-feira, 16 de Outubro, já existem dois espetáculos esgotados. “Pálido ponto azul”, de cariz intervenção da Academia de Teatro Tin.Bra, que arranca às 21h30, e o espetáculo de humor de Beatriz Gosta que será acompanhado por uma intérprete de Língua Gestual Portuguesa.


Durante a tarde, entra em ação a proposta da Associação UAI – União, Apoio e Integração - que visa dar a conhecer ritmos brasileiros como Carimbó, Capoeira e Samba.


No último dia do evento, sábado, está previsto o concerto dos "Venga Venga", às 22h30. O grupo é composto por Denny Azevedo e Ricardo Don. Os artistas refletem sobre questões raciais e da discriminação tanto no Brasil como em Portugal. O programador destaca também a presença do cantor Augusto Canário que surgirá para cantar ao desafio com Cândido Miranda sobre o ambiente. Dar nota que o cantor popular está a desenvolver uma investigação na Universidade de Aveiro e na UMinho para propor os cantares ao desafio a Património Imaterial pela UNESCO.


Da parte da manhã, está prevista uma visita ao Bairro da Alegria. O ponto de encontro é no Retail Park. A inscrição é obrigatória.


A entrada em todas as iniciativas é gratuita, contudo, os lugares devem ser reservados com antecedência. A pedido da Direcção-Geral de Saúde, a organização irá recolher o nome e contacto telefónico de cada participante. O público só será contactado em caso de questões de segurança devido à pandemia de Covid-19.


Esta é uma iniciativa da associação Isonomia, responsável pelo conceito do festival, com o apoio da Câmara Municipal de Braga, da InvestBraga e do Instituto Português do Desporto e Juventude, IP. As propostas seleccionadas irão integrar a programação do Festival Política de Braga. 

[Conhecer todo o programa do Festival Política aqui]



Sustentabilidade e ambiente são temas que fazem parte da agenda política do Município de Braga


A Câmara Municipal de Braga é um dos parceiros institucionais do Festival Política. Aos microfones da RUM, o presidente Ricardo Rio explica que este evento testemunha que a cidade dos arcebispos é "um terreno fértil" no que toca à reflexão e estimulo à cidadania sobre temas da actualidade como o meio ambiente e sustentabilidade.

O edil realça que as temáticas foco do Festival são também áreas chave em termos de intervenção municipal.


Ricardo Rio apelou ainda à serenidade da população garantindo que todas as regras definidas pela Direção-Geral de Saúde estão a ser cumpridas. Assim sendo, o autarca elenca que o Altice FORUM Braga pode receber 800 pessoas e o Theatro Circo cerca de 200. O edil frisou que o número de pessoas não é um indicador que demonstre que as regras não estão a ser respeitadas nos espaços. "Não é por ir a um concerto que, obrigatoriamente, toda a gente vai ser infectada", reitera. A observação surge depois de neste fim-de-semana, em Guimarães, a autarquia ter optado por cancelar todos os eventos que estavam agendados para espaços culturais do município.


O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) é outro dos parceiros da iniciativa. Na óptica de Vítor Dias, director da delegação regional Norte, os jovens têm de ter um papel mais activo e interventivo na sociedade. O Instituto atribuiu quatro bolsas de 500 euros a associações juvenis que através das suas formas de expressão artística abordaram o tema do evento. 

Deixa-nos uma mensagem