Agere deverá investir 58 milhões de euros nos próximos cinco anos

O executivo liderado por Ricardo Rio prepara-se para aprovar, na reunião de Câmara desta segunda-feira, a proposta de contrato de gestão delegada entre o Município de Braga e a AGERE.

O contrato tem a duração de dez anos e prevê investimentos na ordem dos 58 milhões de euros, nos primeiros cinco anos, na renovação, expansão e inovação dos sistemas de abastecimento de água e saneamento de águas residuais.

A empresa deverá ainda apostar nas novas tecnologias para aumentar os seus níveis de performance, eficiência e eficácia, consolidando a aposta ao longo dos últimos anos na gestão de todo o ciclo de higiene urbana: sistema de recolha de resíduos, recolha de monstros, varredura, recolha de papeleiras e lavagem de equipamentos urbanos.

Em comunicado, a autarquia explica que “a taxa de remuneração acionista prevista neste contrato situa-se nos 5,71%”. “Considerando os valores de inflação previstos no Índice de Preços no Consumidor (IPC) – apontando para uma taxa anual média de 5,80% em 2023, bem 3,30% em 2024, 2,10% em 2025, 2,06% em 2026 e 2,03% em 2027, respetivamente -, preconiza-se um contínuo ganho real na fatura de todos os bracarenses”, acrescentam. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Terra Pura
NO AR Terra Pura A seguir: Mil às 18:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv