Regional 19.09.2023 18H11
AGERE aponta funcionamento da ETAR do Este para 2025
Também no horizonte está a concretização do Centro Interpretativo da Água.
A AGERE espera que a ETAR do Este inicie a operação em 2025. Com luz verde do Tribunal de Contas há quase um ano, a empresa municipal de Braga aguarda pela conclusão da revisão do estudo de impacte ambiental para poder lançar a obra.
Em declarações à RUM, na emissão especial dedicada a exposição ‘H2Love’, o presidente do conselho de administração reforçou a vontade de “começar este ano”, de forma a que a intervenção “termine ainda em 2024”. Rui Morais destaca que vai permitir “dividir o caudal em duas áreas”, trabalhando em conjunto com a ETAR de Frossos, que se encontra sobrecarregada.
Também no horizonte da AGERE está a concretização do Centro Interpretativo da Água, um objetivo anunciado há sete anos. Não tendo entrado no Portugal 2020, o administrador pretende que o projete figure no novo quadro comunitário, conseguindo “o financiamento indispensável para levá-lo avante”.
O espaço ficará localizado junto à ETA da Ponte do Bico, recuperando a antiga estação de tratamento de água, criada há um século e entretanto desmantelada. “Em termos de edificado, há essa componente histórica de reabilitar aquilo que foi feito há 100 anos e aí fazer o Centro Interpretativo da Água”, complementa.