Regional 28.11.2024 10H05
Afinal, o candidato do PS em Braga pode ser António Braga
Tem 71 anos, já foi presidente da Assembleia Municipal de Braga e deputado na Assembleia da República.
Aos 71 anos, António Braga, que já foi presidente da Assembleia Municipal de Braga e deputado na Assembleia da República, assim como Secretário de Estado das Comunidades, pode ser, afinal, o candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Braga, nas eleições autárquicas de 2025.
Até aqui, as possibilidades mais fortes recaíam nos nomes de Artur Feio, vereador do PS, e Pedro Sousa, presidente da comissão política concelhia e deputado na Assembleia da República, mas entra agora na equação um novo nome: António Braga. Caberá à nacional do partido liderada por Pedro Nuno Santos a decisão final, por se tratar de uma capital de distrito.
Contactados pela RUM, nem o presidente da concelhia nem o presidente da federação distrital quiseram comentar o assunto.
Reformado, António Braga é licenciado em Filosofia, mas a sua atividade profissional foi enquanto inspetor da inspeção geral de ensino. Com a saída de Mesquita Machado foi perdendo visibilidade política na cidade e deixou de ser uma voz ativa dos socialistas no poder local.
Antes das eleições autárquicas de 2013 e ainda enquanto presidente da Assembleia da Assembleia Municipal de Braga, assumiu uma candidatura à liderança da comissão política concelhia do PS Braga em oposição a Vítor Sousa, que era vice-presidente de Mesquita Machado na CMB. Vítor Sousa acabaria depois por ser o candidato do PS nas eleições autárquicas de 2013, disputa que perdeu para Ricardo Rio, da coligação Juntos por Braga.