Legislativas 2025 19.05.2025 18H26
"A crescer assim, o Livre vai eleger em Braga nas próximas legislativas"
É a visão de Jorge Araújo, cabeça de lista do Livre pelo círculo eleitoral de Braga. Falhou a eleição, mas o aumento exponencial de votos é um sinal, assume o barcelense.
O reforço da votação do Livre em Braga, apesar de insuficiente para a eleição de um deputado por este círculo eleitoral, é um sinal do crescimento do partido e que traz mais confiança a Jorge Araújo para o futuro.
O nº1 da lista pelo distrito de Braga saudou o reforço da votação com um total de 16.615 votos no distrito. Em declarações à RUM, assumiu que os resultados mostram que esta é a única força de esquerda a crescer, notando que "é um partido que está a criar uma certa consolidação" ainda que não tenha sido suficiente para a eleição.
No entanto, com mais um subida do Chega, antecipa "uma situação caótica na política nacional" que exige ao Livre responsabilidade, afirmando-se como "a força da resistência da esquerda, da refundação daquilo que será uma esquerda progressista e de futuro".
Com este crescimento consolidado há ainda mais confiança no partido de Rui Tavares. "O Livre também mostrou que em Braga, numas próximas eleições e a crescer assim, vamos eleger", atirou.
Livre terá candidatos em Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos nas autárquicas
Além disso, garantiu também aos microfones da RUM, esta segunda-feira o Livre começa a apostar nas eleições autárquicas e estão asseguradas candidaturas nos principais concelhos do distrito, nomeadamente Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos.
"Pelo menos nesses quatro municípios vamos ter listas e candidatos", revelou, antecipando-se que Jorge Araújo seja precisamente o candidato por Barcelos, concelho de onde é natural.