ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

RUM
Vanessa Batista

Regional 22.03.2023 15H42

55ª edição da Agro será a maior de sempre. São esperados mais de 40 mil visitantes

Escrito por Vanessa Batista
Certame está de regresso entre 30 de março e 2 de abril, ao Altice Forum Braga. Este ano, a organização alterou os preçários e irá aplicar descontos aos visitantes que optem pelo autocarro. 
Declarações dos responsáveis pela organização da 55ª edição da Agro.

false / 0:00

Mais de 200 expositores, 300 animais em exibição e 60 atividades paralelas. Esta é a receita para a maior edição de sempre da Agro – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação que, este ano, assinala 55 edições.

O programa extenso composto por concursos, conferências e showcookings foi apresentado, esta quarta-feira, no Altice Forum Braga que irá receber o certame entre 30 de março e 2 de abril.


O administrador executivo da InvestBraga, Carlos Silva, espera que a feira consiga ultrapassar os 40 mil visitantes de 2019. Um caminho que está a ser feito no sentido de, em breve, alcançar a meta dos 50 mil visitantes. Em relação ao investimento, este ronda os 400 mil euros. Um evento "sustentável" que, assim como no último ano, no final da feira já irá iniciar as inscrições para a edição de 2024. "No final da feira do ano passado tínhamos 60% dos expositores vendidos", adianta.



Preocupações ambientais e participação em conferências valem descontos.


Nesta edição, há alterações no preçário. As crianças até aos 12 anos não pagam entrada. A partir dos 13 anos, o valor praticado será de 3,50 euros, sendo que quem optar pelo bilhete digital irá poupar 50 cêntimos.


Caso os visitantes escolham o autocarro como meio de transporte, poderão beneficiar de um desconto de 50%.

A organização também irá dar livre acesso à Agro aos participantes das conferências, sendo obrigatória a permanência até ao final.


De acordo com o administrador executivo da InvestBraga, 33% do público que procura e participa na Agro são profissionais do setor primário, o restante são, essencialmente, famílias. Estão previstas também as já tradicionais visitas de escolas. Este ano são mais de 2 mil as crianças de escolas, públicas e privadas, do concelho de Braga que vão conhecer, no caso do leite, todos os passos até o produto chegar às embalagens do supermercado.



Agro irá dinamizar nove concursos de raças autóctones.


O dia 30 de março, quinta-feira, estão previstos nove concursos de raças autóctones de vacas, galinhas e ovelhas. Estas iniciativas podem ser acompanhadas através da ´TV Agro`, no canal de youtube do Altice Forum Braga. Seguem-se conferências e seminários sobre temas diversos.


Pelas 10h00 está previsto o "GEOSIMPLEX 2.0 Transição Digital com Norte", no pequeno auditório do Forum. Pelas 14h30, o tema será "Produção sustentável de bovinos".


Na sexta-feira, 31 de março, destaque às 10h00 para a comunicação sobre "Renovação geracional no setor agrícola e a PAC" e às 14h30 sobre "O futuro do ensino agrário em Portugal". No sábado, os interessados podem participar no workshop "Enxertia de árvores de fruto", com Raúl Rodrigues.


Aos jornalistas, o diretor operacional da InvestBraga, José Olímpio, realçou a crescente atenção ao "bem-estar animal". O objetivo passa por diminuir o "stress" dos animais que, este ano, apesar de estarem em boxes, vão ter mais mobilidade. Durante os quatro dias do evento, estudantes de três escolas profissionais vão monitorizar os animais e dar apoio aos criadores.


Em parceria com a Agros, serão recolhidos 2 mil litros de leite nas instalações do Altice Forum, que serão depois enviados para Vila do Conde e, posteriormente, comercializados pela empresa. 



Para os amantes de culinária, Agro disponibiliza 30 showcookings.


Desde os sabores do mar de Esposende, passando por sugestões de como poupar na cozinha, opções para os mais pequenos e sabores tradicionais, como é o caso do Pudim Abade de Priscos, este é um resumo do menu de 30 showcookings, para além de pratos de carne, que os visitantes vão poder visitar na Agro.


O diretor comercial, Henrique Martins, faz referência ainda às três marcas de vinho e algumas de cervaja que vão "harmonizar" os pratos.


A Agro será palco também de concertos da Tuna Universitária do Minho, Bomboémia, Tuna Académica da UMinho, Grupo Folclórico da UMinho e André Sardet.



Como vai estar organizado o espaço?


O piso zero do pavilhão do Altice Forum Braga está reservado aos expositores. No piso 1 os visitantes podem encontrar seis restaurantes com propostas regionais. No exterior, no nível superior do parque, os visitantes podem conhecer as raças autóctones de vacas, galinhas e ovelhas e ainda propostas da Quinta Pedagógica. A parte inferior estará com lotação esgotada para maquinaria agrícola.


Quinta e sexta-feira as portas estarão abertas das 10h00 às 23h00. No sábado o horário será alargado até às 24h, sendo que no último dia as portas encerram às 20h00.  

Deixa-nos uma mensagem