ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

RUM
Vanessa Batista

Academia 23.06.2022 16H15

150 participantes rumaram a Braga para a 29ª Global Finance Conference

Escrito por Vanessa Batista
Foram três dias de evento que reuniu, na Universidade do Minho, em Braga, participantes e oradores dos quatro cantos do mundo.

Pela primeira vez, Portugal, mais concretamente, a Universidade do Minho, recebeu a 29ª Global Finance Conference. Durante três dias, 150 participantes e oradores dos quatro cantos do mundo participaram nesta que é uma das maiores conferências na área.


Robert Engle, prémio Nobel da Economia em 2003, por ter criado novos métodos para analisar séries temporais económicas, foi o cabeça de cartaz do evento, onde apresentou o novo trabalho que tem como foco as alterações climáticas.


O académico da Universidade de Nova York procura "portfólio sensível às questões climáticas". "Gostávamos de ter um que aumentasse o seu valor quando são lançadas notícias nos média sobre o agravamento do estado do clima ao contrário do que o mercado pensa. Isto porquê? Porque este portfólio vai investir em empresas que estão preparadas para as alterações climáticas, então, se o clima está a mudar as empresas que têm estes fatores em consideração vão crescer e serão essas aquelas em que vamos querer investir”, explica.


Além do papel e esforço das empresas, o investigador está também a analisar os riscos e a exposição dos bancos, um pouco por todo o mundo, às alterações climáticas, de modo a evitar duplos choques na economia mundial. Um problema que só poderá ser resolvido com esforços conjuntos do setor privado e público, na ótica do nobel.


“O que realmente gostávamos seria ter formas de mitigar as alterações climáticas o que significaria conseguir parar os seus avanços. E a forma mais eficaz de o fazer seria conseguir fazer com que todo o mundo imitisse menos gases com efeito de estufa. O que é um grande desafio. Como conseguimos que todos concordem em fazer algo deste género? O Acordo de Paris tinha este objetivo e os países estão comprometidos em tentar alcançar a neutralidade carbónica. Nós temos esperança que seja possível reduzir os estragos das alterações climáticas, mas a curto prazo provavelmente teremos de fazer adaptações”, alerta.


Robert Engle é o terceiro prémio Nobel a passar pela Universidade do Minho depois de William Sharpe e Robert Merton, em 2011 e 2019, respetivamente.


Manuel Rocha Armada, professor catedrático da Escola de Economia e Gestão e Program Chair, foi galardoado pela associação pelos seus contributos ao longo dos anos e, especialmente, na organização deste evento. Em declarações à RUM, destacou o cuidado na seleção de temas não só relevantes atualmente, mas também para o nosso futuro nesta conferência.


A Global Finance Conference passou do digital para o presencial. Manuchehr Shahrokhi, Executive Director GFA-GFC, considerou esta edição um sucesso, apesar dos contratempos de última hora devido a restrições devido á pandemia de covid-19. "Este ano, tivemos 360 submissões e selecionamos quase 200 artigos que foram analisados e qualificados, sendo que 160 decidiram vir. Alguns candidatos cancelaram pois não conseguiram o visto para viajar para Portugal”, explica.


O próximo destino que irá acolher a 30ª Global Finance Conference será revelado em Agosto. Quanto a Portugal, poderá, em breve, voltar a receber um grande evento da área da economia, pela mão do professor catedrático da Escola de Economia e Gestão, Manuel Rocha Armada. 

Deixa-nos uma mensagem