NEMUM quer reativar Orçamento Participativo

O Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) quer reativar o Orçamento Participativo na Escola de Medicina. Este é um dos objetivos que a presidente, Carolina Machado, pretende cumprir até ao final do mandato, em dezembro.
A responsável acredita que esta iniciativa irá arrancar até ao final do ano civil, sendo para isso necessário um maior apoio da unidade orgânica a nível monetário. “Os estudantes poderão submeter projetos e ideias, por exemplo, locais na escola que gostavam de ver melhorados”, adianta. A equipa está também atenta à possível passagem do Hospital de Braga para Universitário. Para breve, está a inauguração da tão aguardada sala de convívio.
Em novembro, está de regresso, durante cinco dias, uma das iniciativas mais populares do NEMUM, o Hospital dos Bonequinhos. A organização espera chegar até mais de mil crianças, de modo a continuar a ajudar a combater o medo da bata branca. Este ano, além de alunos da Escola de Medicina, Psicologia, Enfermagem e Optometria, a organização está a trabalhar no sentido de criar uma parceria com a Faculdade de Medicina Dentária do Porto.
Nos últimos anos, o Hospital dos Bonequinhos incluiu o tema da pandemia de covid-19, nomeadamente, “medidas de higiene para as crianças”. Nesta edição, esta abordagem será feita em consulta.
O ano ficará marcado pelo 20º aniversário do NEMUM, a 13 de outubro, e dois congressos: o Meeting Me, em outubro, direcionado para os estudantes de medicina, e o Seminário Medical Meeting, que este ano terá lugar no Altice Forum Braga, em novembro.
Carolina Machado não será recandidata à presidência do NEMUM.
A informação é confirmada pela estudante de Medicina. Em declarações à Universitária, Carolina Machado afirma que esta foi uma boa experiência a nível pessoal e profissional, contudo, “caras novas são sempre bem-vindas”. “Tenho a certeza que os próximos irão fazer um ótimo trabalho”, conclui.
