UMinho equipa 62 salas com novas soluções tecnológicas

A Universidade do Minho equipou 62 salas com novas soluções tecnológicas, sendo 33 no campus de Gualtar e 29 no campus de Azurém. Para o pró-reitor com a pasta dos Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa, este investimento, na ordem dos 400 mil euros através do projeto “Aliança de Pós-Graduação” pelo Plano de Recuperação e Resiliências NextGeneration EU, demonstra que a instituição está no “caminho para uma transformação digital do ensino”.
Inspirados pelos resultados da Sala André Cruz de Carvalho, em termos de motivação dos alunos e fomentando de uma maior proximidade, as salas agora intervencionadas passam a possibilitar streaming, realização de sondagens aos alunos durante as atividades, assim como a possibilidade de gravar aquilo que está no ecrã, entre outras valências.
Nos dias 4 e 7 de setembro, a Unidade de Serviços de Apoio às Atividades de Educação vai realizar sessões de esclarecimento, de modo a preparar os docentes para uma melhor exploração dos novos equipamentos. O pró-reitor Manuel João Costa avança que, este ano, a equipa foi reforçada com quatro novos profissionais: um vocacionado para a educação, dois para o apoio a estudantes e um para os docentes. “Vamos ter mais capacidade de apoio quer para os docentes quer para os estudantes”, frisa.
No início do segundo semestre, o pró-reitor espera que seja possível contar com um novo investimento, desta vez, ao nível do imobiliário em 100 salas. A ideia é substituir o mobiliários existente por mesas duplas e cadeiras com rodas, no sentido de os alunos poderem “interagir” e realizar atividades em conjunto. Outra das apostas será em quadros para os alunos. As inscrições para a formação de docentes podem ser feitas aqui.
Questionado sobre possíveis melhorias na acessibilidade aos campi da UMinho, nomeadamente, por pessoas com dificuldades motoras, o pró-reitor avança à RUM que a reitoria tem trabalhado no sentido de “planear” e “orçamentar” as intervenções. Porém, tudo irá depender do orçamento final da Universidade do Minho para o ano letivo de 2023/2024.
