Innovation Forum pretende contribuir para alavancar a economia da região Norte

É esperada casa cheia na primeira edição do Innovation Forum. A iniciativa organizada pelo PIEP – Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros – irá debater temas como a mobilidade, cidades e produtos inteligentes, entre outros, que, na ótica da organização, têm um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida das pessoas. O Innovation Forum tem lugar no CCVF, em Guimarães, a partir das 9h45. A entrada é livre.
Para o coordenador de projetos do PIEP, Bruno Silva, esta é uma oportunidade para criar um Hub de Inovação que irá facilitar, acredita, as sinergias entre a academia, a indústria e o setor público, no sentido de debater o papel da inovação e o caminho para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável até 2030.
A sessão contará com a presença dos presidentes das autarquias de Braga, Guimarães e Matosinhos. Do lado das empresas destaque para a representação do dtsgroup, da Riopele e da MC Sonae. O presidente da CCDRN, António Cunha, e o diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, Gonçalo Lobo Xavier, também irão participar no debate que a organização espera contribua para alavancar a região e definir o caminho para superar desafios como as alterações climáticas.
Apesar do número de empresas, a região Norte, considerada por muitos como o motor do país, continua a ser das mais pobres do país. Ora, Bruno Silva acredita que através de sinergias entre empresas e entidades será possível criar “estabilidade social, melhores salários e coesão territorial”.
