“Não vamos ficar pela Gabor”, alerta presidente da ACIB

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB), João Albuquerque, alerta que o despedimento coletivo da Gabor não será o único no concelho e na região.
João Albuquerque vinha alertando há vários meses para o risco de encerramento de várias empresas instaladas em Barcelos. Recentemente, numa entrevista à RUM, o empresário alertava para a necessidade de implementação de um plano de transformação do setor empresarial e industrial, exigindo medidas ao município de Barcelos e ao governo. Agora, e depois de conhecido este despedimento coletivo que está a alarmar a região e que resultará no desemprego de várias famílias naquele concelho, o presidente da ACIB alerta: “Infelizmente não vamos ficar pela Gabor. Infelizmente a situação irá complicar. O mundo está numa evolução constante, onde o grau de incerteza é diário e isto obriga a que a classe política tenha que agir rápido. A inércia a que estamos a assistir passa estas faturas. É preciso tomar atitudes”, avisou.
João Albuquerque apela à necessidade de colocar em prática um plano regional de intervenção, notando que no concelho de Barcelos, a dependência do têxtil no setor da moda “é muito elevado no concelho”. Por isso, admite que tudo o que for feito “amanhã, já vai atrasado”.
O presidente da ACIB espera reunir nos próximos dias com o presidente do município de Barcelos. João Albuquerque alertou ainda que o mercado alemão é fundamental, não só em Barcelos, como na região. “Não fica pelo calçado, o nosso maior cliente internacional é a Alemanha e esta retração do mercado alemão tem um efeito que não pára na Gabor.
