“Não vamos distribuir equipamentos de protecção de forma massiva”

“Não iríamos nunca adoptar uma distribuição massiva de equipamentos de protecção individual”. A afirmação é do presidente da Câmara Municipal de Braga a uma questão colocada pelo vereador da oposição socialista. Na reunião de câmara que decorreu esta segunda-feira por videoconferência, Artur Feio propôs a distribuição de equipamentos de protecção individual (EPI), devido à Covid-19, a todos os munícipes da cidade dos arcebispos.
O vereador do PS blindou-se de dois argumentos para aconselhar a medida. Primeiro a possibilidade de uma segunda vaga da pandemia originada pelo vírus SARS-COV-2, que para registar um menor impacto na região será necessário, segundo o vereador, uma maior protecção individual dos cidadãos. Em segundo lugar, o vereador considera que a aquisição destes equipamentos “ainda pesa muito no orçamento das famílias”, logo o município de Braga deveria, no seu entender, passar à prática e disponibilizar EPI.
Na resposta, Ricardo Rio recordou que o executivo central já veio a público garantir que serão assegurados equipamentos de protecção individual em quantidade e, acima de tudo, a preços acessíveis. Por essa razão, a autarquia “não tem de substituir a necessidade de investimento de cada cidadão”.
No entanto, Ricardo Rio sublinha que o Município vai continuar a fazer chegar EPI às instituições sociais da cidade, aos trabalhadores da autarquia e à população mais carenciada.
O PS acaba por acusar o executivo de “andar em contra linha com aquilo que são as boas práticas de outros municípios do país”, que têm feito essa distribuição em massa. Tendo como base as declarações do Ministro da Economia, Siza Vieira, o vereador defende que “os preços, por exemplo, das máscaras ainda vão demorar a atingir estabilidade no mercado”.
Recorde-se que no domingo, dia 3 de Maio, o Ministro revelou que Portugal já produziu um milhão de máscaras. “À medida que vamos tendo mais oferta, o preço vai tornar-se mais acessível”, declarou Siza Vieira.
Vanessa Batista
