“Não fechamos a porta ao apoio à candidatura de uma mulher a reitora”

Tiago Miranda, candidato ao conselho Geral da UMinho pelos professores e investigadores, admite a possibilidade de a lista A apoiar a candidatura de uma mulher ao cargo de reitora.
Recorde-se que o atual reitor, Rui Vieira de Castro, já assumiu publicamente a sua recandidatura ao cargo, que, de resto, merecerá o apoio da lista B, equipa opositora à de Tiago Miranda.
“Temos uma posição completamente fechada sobre esse assunto, que será transmitida dentro de dois dias. Não fechamos a porta ao apoio a um candidato a reitor, como não fechamos a porta ao apoio à candidatura de uma mulher uma reitora”.
“Todos UM: Sentir e Renovar a Universidade” é o lema da equipa que se junta a Tiago Miranda na corrida ao Conselho Geral. Em entrevista à RUM, o candidato criticou a atual gestão da Universidade, apontando “uma clara falta de visão, proatividade e estratégia”. “A lista B controlou 75% dos lugares e demitiu-se das suas funções de fiscalização e acompanhamento da ação da reitoria, bem como da promoção do diálogo com a Universidade”, referi ainda. Assumindo-se como “uma alternativa”, Tiago Miranda lamenta a “gestão centralizada” que caracteriza a academia.
Lista A considera que problemas com corpo docente e investigadores dependem de planeamento estratégico
O corpo docente envelhecido é um dos problemas assumidos pelas duas candidaturas. A este nível, a lista A defende “um levantamento junto das unidades orgânicas daquilo que será o futuro da docência e investigação, das áreas estratégicas de aposta, para que se possam definir os perfis das pessoas a contratar, através de um plano plurianual de contratações”. “Foi feito muito pouco, até agora. Entre 2015 e 2019, a UMinho cotratou apenas nove docentes, mas houve pessoas que, nesse período, se reformaram, falecerem, foram para baixas prolongadas ou mudaram de instituição. Em 2019, não houve contratações e a reitoria este ano, curiosamente ano de eleições, está a promover um conjunto muito significativo de concursos para contratar pessoas”, apontou Tiago Miranda.
No que aos investigadores diz respeito, a lista A assume que “a situação (financeira) não é a mais adequada e, por isso, não se pode abrir um conjunto significativo de contratação de investigadores”. No entanto, a equipa de Tiago Miranda olha para a contratação de investigadores como “um investimento e não como despesa”.
A integração, diz, “é possível”, desde que seja feita “com base num plano estratégico”. Além disso, referiu, “tem que haver um trabalho junto da tutela e do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) para aumentar esta dotação”. Tiago Miranda acredita que a pandemia veio mostrar que “é na ciência que aparecem muitas respostas aos problemas sociais e, por isso, haverá no Governo maior abertura no investimento”.
Tiago Miranda acredita que mecenato pode ajudar na resolução dos problemas do edificado e alojamento
A degradação do edificado e os problemas relativos ao alojamento estudantil são também apontados como prioritários pelas duas listas. Para Tiago Miranda, será necessário “fazer um levantamento desses ativos e do seu estado de conservação, fazer uma estruturação das intervenções e prioritizá-las”. O financiamento, acredita, poderá ser conseguido junto “da tutela e de mecenas”. “Há universidades que o fazem, e até avançam para a construção de novos edifícios, mas temos que ter abertura para diversificar fontes de financiamento”, finalizou.
Pode conhecer todos os elementos da Lista A aqui.
As eleições para o Conselho Geral decorrem a 17 de Março, através da plataforma e-votum.
Este ano surgem duas listas candidatas para os representantes dos professores e investigadores, a lista A encabeçada por Tiago Miranda e a lista B, encabeçada por Luís do Amaral.
Para os representantes dos estudantes, a lista A é encabeçada por Rui Oliveira, a lista B surge com Alexandre Carvalho, e a lista C encabeçada por Andé Teixeira.
A única lista para representante do pessoal técnico, administrativo e de gestão tem como rosto Victor Soares.
Pode ouvir as entrevistas na íntegra aos candidatos aqui.
