“Não defendemos só a Ucrânia, mas também a Europa e o mundo”

Os ucranianos a viver em Braga saúdam a visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Kiev, precisamente no dia em que o país celebra a independência.

Petro Stepanets é militar reformado e vive em Portugal há cerca de 20 anos.

Esta quinta-feira, na Junta da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, destacou a importância do chefe de Estado português ter visto em Bucha o sofrimento do povo ucraniano. “Não defendemos só a Ucrânia, mas também a Europa e o mundo”, disse, lamentando que o mundo tenha “adormecido e esperado um ataque bárbaro” por parte da Rússia, que, no seu entender, “nunca vai mudar”.

Vasyl Bundzyak, padre ortodoxo a viver em Braga, destaca a homenagem que os ucranianos vão prestar aos seus concidadãos, no Parque da Ponte.

“Para nós, ucranianos, o dia de hoje é muito importante”, disse. Para assinalar a data e homenagear os heróis que “dão o sangue pela bandeira da Ucrânia” foi colocada uma coroa de flores no monumento aos soldados ucranianos, inaugurado em abril de 2016, no Parque da Ponte. “Estes militares e o povo ucraniano lutam pela democracia no mundo, porque nós vivemos em liberdade e democracia e não queremos viver num império, um mundo fechado em que se tem que fazer aquilo que outros acham que está correto”, finalizou. 

Segundo Vasyl Bundziak, o número de ucranianos a residir em Braga tem diminuído, desde o início do conflito. De acordo com a informação disponível no Por Data, em 2022, eram 388.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv