Museu de Alberto Sampaio recebe “viagem luminosa” pelas obras de Monet e Klimt

No Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães, estreia, esta sexta-feira, pelas 21h00, o espetáculo multimédia ‘Arte no Jardim: Monet & Klimt’. Trata-se de um espetáculo luminoso concebido pelo ateliê OCUBO, em parceria com o museu, que presta homenagem ao pintor impressionista Claude Monet e ao pintor simbolista Gustav Klimt.


De acordo com Edoardo Canessa, produtor executivo do ateliê OCUBO, trata-se de um espetáculo que “convida o público a viajar pelas obras dos artistas de uma forma inovadora e intimista, num jardim apaixonante”. “Colocamos diversas esculturas luminosas de flores e árvores que dançam ao ritmo da música e adaptamos o espetáculo de video mapping à fachada do museu, criando esse momento de imersividade onde o público poderá sentar na relva enquanto aprecia as principais obras de Monet e de Klimt”, revela, acrescentando que “será possível sentir as pinceladas dos artistas”.

Em exibição até 17 de setembro, esta é a primeira experiência multimédia desenvolvida para o Museu Alberto de Sampaio, e abrirá ao público esta sexta-feira, pelas 21h00, coincidindo com a iniciativa ‘Museu à Noite’. O espetáculo conta ainda com momentos de poesia da autoria de Raúl Brandão e Fernando Pessoa, declamados pelos atores vimaranenses Inês Lago e João Ventura.


“Quisemos juntar esses dois grandes artistas do século XIX com dois grandes escritores e poetas portugueses para interligar as culturas e encontramos dois poemas que achamos que poderiam ser fortes para criar esses prólogos antes das obras”, indica. 


“É uma experiência multissensorial que mistura luz, música, imagem e poesia”, Edoardo Canessa

A viajem luminosa inicia com uma homenagem a Claude Monet e ao seu adorado Jardim de Giverny, com esculturas florais gigantes a iluminarem-se ao som de Chopin, acompanhando a declamação do poema ‘Quando vier a Primavera’, de Alberto Caeiro. Após este momento, a fachada do museu transforma-se numa tela gigante, com cada detalhe da arquitetura do edifício a dar vida a uma reinterpretação artística do legado impressionista de Claude Monet.

De seguida, terá lugar um tributo original à intimidade e arte romântica de Gustav Klimt e à sua ‘Árvore da Vida’. Ao som de Ludovico Einaudi, as árvores do jardim iluminam-se, enquanto é declamado um excerto do texto do livro ‘Húmus’ de Raul Brandão, seguindo-se depois uma viagem pelas obras e pela vida do pintor austríaco, tendo como fio condutor a sua pintura mais emblemática, ‘O Beijo’. 

A viajem luminosa estará em exibição até 17 de setembro, de terça-feira a domingo, entre as 21h30 e as 23h. Os bilhetes custam nove euros para público em geral e oito para residentes da cidade, sendo a entrada gratuita para crianças até aos 5 anos.

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv