“Museu D. Diogo de Sousa foi o espaço que sonhamos para ter a nossa coleção”

Cerca de 300 obras de arte clássica foram doadas ao Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga, por um casal alemão. Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, diz que coleção vai potenciar o espaço museológico bracarense a nível internacional.

Hans-Peter Bühler e Marion Bühler-Brockhaus são um casal alemão que escolheu viver em Portugal, há 15 anos. Administradores da Fundação Bühler-Brockhaus, de apoio à Cultura e sem fins lucrativos, recolheram durante meio século as peças que compõe a “Coleção Bühler-Brockhaus”, que agora mora no Museu D. Diogo de Sousa. 

São 300 peças da antiguidade clássica, entre 700 a.C. e 400 d.C., “todas provenientes da Bacia do Mediterrâneo”, que, diz a secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, vai potenciar o espaço museológico bracarense a nível internacional. “É, sem dúvida, uma coleção inédita e é uma referência nacional e internacional. Para nós é uma grande honra terem escolhido o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa”, referiu a governante.

Hans-Peter Bühler e a esposa Marion Bühler-Brockhaus vivem em Setúbal, mas foi o espaço museológico bracarense que os conquistou. “É um museu numa cidade grande, como Braga, que tem oficina de restauro e serviços para alunos. Foi o espaço que sonhamos para ter a nossa coleção. É moderno, estava degradado, mas tinha estas facilidades”, explicou o casal. 

“São obras de arte que têm a vantagem de criar uma empatia imediata com o observador, na medida em que na generalidade são personagens e é muito mais fácil interpretar aquelas personagens do que tecer uma interpretação sobre as nossas coleções anteriores, porque são menos personalizadas. Para o público será também uma experiência emocional”, afirmou Isabel Silva, diretora do Museu. 

Para o presidente da Câmara de Braga, e responsável pela pasta da Cultura, “é um privilégio receber este espólio tão rico”. Ricardo Rio salientou ainda o meio milhão de euros que o casal doou para as obras de requalificação do Museu, nomeadamente no novo espaço expositivo. “Hoje, é mais um ativo para enriquecer o património, a cultura e a cidade de Braga”, disse ainda. 

Cerca de 300 obras de arte clássica foram doadas ao Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga, por um casal alemão. A “Coleção Bühler-Brockhaus” inclui objetos do mundo egípcio, grego, etruscos e romano, nomeadamente esculturas em mármore, mosaicos romanos, vasos cerâmicos gregos e etruscos, utensílios e adornos em bronze e metais nobres. As peças podem ser visitadas a partir desta sexta-feira, no espaço museológico bracarense. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Livros com RUM
NO AR Livros com RUM A seguir: Só Jazz às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv