Município reforça promoção turística com VisitBraga e Braga Card

Apresentar-se como uma ferramenta para turistas e bracarenses. Este é o objetivo do novo site VisitBraga, que a autarquia lançou oficialmente esta segunda-feira durante sessão pública do Conselho Consultivo de Desenvolvimento Turístico de Braga.
O espaço renovado, foi pensado para ajudar a explorar Braga de forma simples, rápida e intuitiva, com sugestões de roteiros. Este site, segundo Ricardo Rio reforça “os instrumentos de promoção de Braga” como destino turístico, “não apenas para os turistas, mas também para os próprios bracarenses”. O novo portal centraliza a informação para turistas e profissionais do sector, disponibilizando conteúdos com uma vertente voltada para os consumidores e outra corporativa. Disponível em oito línguas, o site contém sugestões de roteiros, agenda cultural, património gastronómico do concelho e informações sobre os espaços comerciais históricos de Braga, além de “partilhar muito do território”.
No primeiro trimestre de 2025, o município registou um acréscimo de 5,5% nas dormidas, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, números que já tinham superado os níveis de 2019. Para o autarca, este aumento registado nos últimos anos, “ao contrário de outros destinos, não ameaça a qualidade de vida dos residentes”. “É uma evolução que tem sido equilibrada, do ponto de vista, por exemplo, das unidades de alojamento local, do reforço da oferta hoteleira, nunca foi em substituição ou em alternativa ao aumento da oferta habitacional”, referiu.
Além do novo portal, o município apresentou o Braga Card, um cartão turístico multifuncional com vantagens para visitantes, com acesso a transportes públicos e atrações da cidade, além de descontos no comércio local e a redução do uso de bilhetes físicos. Ao contrário do que foi apontado há duas semanas pelo autarca, afinal o cartão turístico integrado não será uma realidade antes do final de 2025, conforme adiantou o adjunto para o turismo, Pedro Soares, e que só deve funcionar em pleno em 2026, garantindo que “será um motor de crescimento urbano, com impacto na economia, cultura, território, comunidade e instituições”.
Apesar de sublinhar que a autarquia não esta a “inventar a pólvora”, Ricardo Rio sublinha que este cartão turístico vai permitir “agilidade de acesso e acessibilidade económica de acesso aos equipamentos culturais, aos transportes e outros serviços”, o que já é realizado noutros destinos turísticos. “Torna naturalmente o destino mais atrativo garantir”, garantiu. O cartão poderá ser adquirido de forma física ou digital.
Os dois novos projetos de promoção turística são resultado do trabalho realizado em parceria com as entidades locais, “como é o caso do Turismo do Porto e Norte, da CCDR-N ou do Centro de Emprego”, e o conselho Consultivo de Desenvolvimento Turístico de Braga, finalizou o autarca.
